Conexão Tocantins Araguaína

Campo

03/06/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

Uma aula de campo sobre plantio de hortaliças no sistema orgânico fez parte da a XI Semana dos Alimentos Orgânicos, ontem, com alunos do Colégio da Polícia Militar, em Araguaína. Hoje a programação continua com a I Jornada de Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, durante todo o dia, no Campus da Universidade Federal do Tocantins.

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, é parceira do evento. Durante a aula de campo, o professor da Escola Municipal Meu Castelinho, João Luiz Alves, também participou. “Em casa tenho uma horta de garrafas pet, agora quero aprender mais sobre o sistema orgânico, para implantar uma horta na escola”, contou.

Horta agroecológica

Todos os alunos participantes prestavam atenção na palestra, curiosos. Queriam aprender passo a passo como plantar as hortaliças. “A horta do colégio será agroecológica, sem defensivos agrotóxicos e adubos químicos. Usaremos compostagens, restos de materiais vegetais, esterco e biofertilizantes”, explicou a engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Grassumilda Rosado. 

A engenheira acrescentou que a horta terá diversificação, ou seja, a cultura é aproveitar melhor o espaço e diversificar a atividade com o plantio de vários alimentos ao mesmo tempo, como por exemplo, couve, alface, coentro e outros.

Estudantes

Aprenderam também o preparo do ‘bokashi’, uma mistura de adubos conhecida também como cama de frango, que é o esterco de frangos de granja com casca de arroz. Para a horta do colégio, que tem 10 metros, foram gastos 30 litros de adubo.

O aluno Igor Carvalho vê a iniciativa como muito produtiva. “Nós que estamos participando somos privilegiados e vamos repassar o que aprendemos para outros alunos” disse.

A estudante Naylene Silva já sonha em ver a horta pronta. “Os alimentos fresquinhos vão poder ser usados na nossa própria alimentação”, comentou.