Conexão Tocantins Araguaína

Campo

31/05/2016 - Redação

Foto: Emerson Silva

A Festa da Rapadura tem como objetivo valorizar a cultura tradicional do Povoado do Prata, localizado no município de São Félix do Tocantins, a 227 km de Palmas, na região do Jalapão. Representantes do Povoado e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) reuniram-se nesta terça-feira, 31, na sede da pasta, para definir os últimos detalhes da 3ª edição da Festa da Rapadura, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de julho deste ano.

A Gerente de Formação Artística da Seden, Silvana Rita, explica que o apoio para o fortalecimento de eventos culturais como esse por parte do Estado é de muito valor. “Estar apoiando e mostrando a importância histórica e cultural que essas comunidades representam no Estado é uma oportunidade”, diz.  

Durante a reunião ficou definido que, como forma de melhorar a organização e inclusão nos roteiros da região, a festa será realizada anualmente na primeira quinzena de julho. Ainda este ano, a festa deve angariar fundos para a construção de um engenho comunitário que poderá ser usado pelas famílias da região. Atualmente, a comunidade só conta com um engenho, que é particular.

“O evento une mais a comunidade e ajuda a divulgar os produtos locais. E melhora o fluxo de turistas na comunidade”, explica a presidente da Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, Osirene Francisca de Sousa. A festa reúne apresentações artísticas e culturais e ainda promove produtos e artesanatos do Povoado.

Na programação do evento está incluído o acompanhamento do processo de produção de cana, visitação aos atrativos turísticos do Jalapão e apresentações culturais com teatro, desfile, repente e músicas. Ainda, uma feirinha é montada durante o evento com os produtos locais. Além da rapadura, que pode ser tradicional, com gengibre ou coco, produtos muito procurados pelos turistas são doce de buriti, laranja, feijão trepa pau, farinha e outros produtos orgânicos.  

Além de apoio do Governo, por meio da Seden, a Festa da Rapadura conta com a colaboração da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Prefeitura de São Félix do Tocantins.