Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

18/04/2016 - Redação

Foto: Divulgação

Em Araguaína, a vacinação contra a influenza, da Campanha H1N1, acompanha o calendário do Ministério da Saúde, começa dia 30 de abril e segue até o dia 20 de maio nas unidades básicas de saúde. A meta do município é vacinar 80% do público-alvo, aproximadamente 34 mil pessoas, entre gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, adultos acima de 60 anos e outros.

O objetivo principal da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. “No dia de mobilização nacional, 30 de abril, e após essa data, todas as pessoas que estão dentro do público-alvo da campanha devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para vacinar”, explicou a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Samilla Braga.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A doença é transmissível e ocorre por secreções das vias respiratórias da pessoa que está contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Quem pode vacinar?

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Por: Redação

Tags: Araguaina, H1N1, Ministério da Saúde