Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

11/04/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

A médica pediatra Luciana de Souza, que atende pelo Programa Saúde da Família, da Rede Municipal, será homenageada em sessão solene, nessa terça-feira, 12, a partir das 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. A sessão foi solicitada pela deputada estadual Luana Ribeiro, em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2 de abril.

A médica, que tem um filho autista, há sete anos dedica sua vida em pesquisas sobre o assunto. “Um dos objetivos é ajudar pais, professores e outros médicos a detectar precocemente o autismo em crianças. Visto que a aceitação de uma criança com o autismo é os princípios básicos para se obter resultados no tratamento”, explicou.

Sobre a homenagem, a médica disse que é um reconhecimento. “O trabalho desenvolvido em Araguaína é através da Associação de Pais de Autistas. Essa homenagem não é só minha é para todos eles. Estou apenas representado os que participam juntos da associação”, destacou.

Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, de acordo com os especialistas, aparece nos três primeiros anos de vida da criança. O autismo pode comprometer habilidades importantes do desenvolvimento como comunicação e interação social. 

Alguns sinais podem ser detectados em bebês. Não fazer gestos com as mãos, com um ano e seis meses de vida, não falar palavras simples e aos dois anos não conseguir formar nenhuma frase ao falar são exemplos de ações que podem indicar uma criança autista. 

De acordo com a médica pediatra Luciana Souza, outras características são: o não-gosto por cores e objetos iguais e colocar os brinquedos em fila. A terapia cognitiva é o tratamento base para crianças autistas.