Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

17/03/2016 - Redação

Foto: Divulgação

A Escola Municipal Dr. Simão Lutz será a primeira a receber o Projeto Transitando nas Escolas, da Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) e Secretaria da Educação. O objetivo do projeto, que inicia dia 4 de abril, é envolver as crianças na educação do trânsito mais humanizado e formar agentes mirins.  São 10.815 alunos, de 4 a 10 anos de idade, em 34 escolas e creches municipais, que receberão kits de agentes mirins e participarão de ações de conscientização.

O coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, Robert Delmondes, comentou que será uma experiência que envolverá as crianças com o que elas mais têm, a imaginação.  “Cenas de trânsito criadas numa “brincadeira” levarão uma mensagem importante de conscientização e de cidadania. Ela colocará as crianças no lugar do agente de trânsito e também do motorista”, pontuou. 

A ação também envolverá autoridades das instituições diretamente ligadas ao trânsito e à criança dentro de um cronograma mensal, durante todo o ano de 2016.

Agentes mirins

No mês de fevereiro, aconteceram várias orientações sobre prevenção de acidentes em cruzamentos. Agora, em março, começa a participação dos agentes mirins, que vão realizar diversas atividades educativas, entre elas a aplicarão da multa moral, junto com os agentes de trânsito nas ruas.

De acordo com a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcélia Pereira, a reorganização do trânsito na cidade exige também uma transição de hábitos. “Será de fundamental importância, pois melhor é trabalhar com prevenção e esta só se dá por meio da educação, evitando acidentes e outros problemas relacionados ao trânsito”, comentou a diretora.

Multa Moral

O trabalho de conscientização com a Multa Moral já teve início esse ano e foi apresentado à comunidade o cartão do idoso e do deficiente. Os agentes de trânsito orientaram sobre as vagas especiais e como adquirir o cartão preferencial. Quem ainda não tinha, foi orientado a tirar o documento na sede da AMTT, localizada na Rua Goianésia, setor Urbanístico.

A Multa Moral visa conscientizar o motorista quanto aos seus hábitos para um trânsito mais organizado, seguro e humano.