Conexão Tocantins Araguaína

Educação

28/01/2016 - Redação

Foto: Divulgação

Sem vestibular e com vagas disponíveis para estudantes com mais de 45 anos, já estão abertas as inscrições para a turma 2016/1 da Universidade da Maturidade (UMA). Estão disponíveis 100 vagas através do Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, em parceria com a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário da Educação do município, Jocirley Oliveira, voltar à sala de aula com mais de 40 anos pode ser muito mais que aprender. “Pode ser um resgate da autoestima com as novas amizades que são realizadas e com as dinâmicas de grupo. Estamos muito felizes em poder contribuir para que os idosos possam ter esses momentos de aprendizado e dinamismo”, disse.

O secretário explica que a Prefeitura disponibiliza professores especialistas da Rede Municipal de Ensino para as aulas. “São psicopedagogos, especializados em ciências da natureza, matemática, inclusão social e outros. Além de atividades com práticas lúdicas e alimentação saudável, a novidade para este ano é que teremos também disponível para a turma um assistente social e nutricionista”, afirmou.

A coordenadora nacional da UMA/UFT, professora Neila Barbosa Osório, destaca que o curso é gratuito e o interessado não precisa saber ler ou escrever. “Nosso projeto é levar educação, bem-estar e convívio social aos idosos”, completou.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de fevereiro no Campus da UFT de Araguaína. Conforme edital, as inscrições podem ser realizadas pessoalmente pelo candidato dou através de procuração e os documentos necessários são: Originais e cópia da Identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição, duas fotos 3 x 4 e certificado militar, no caso de candidatos do sexo masculino.

As aulas estão previstas para iniciar dia 3 de março.