Conexão Tocantins Araguaína

Campo

22/09/2015 - Redação

A partir das 8 horas dessa quarta-feira, 23, será realizado, em Araguaína, o Encontro de Sensibilização ODS 2 – Promover Agricultura Sustentável. O evento, que tem apoio da Prefeitura, será no auditório da Prefeitura, localizado na Rua 25 de Dezembro, no centro da cidade. O evento prossegue durante todo o dia e é promovido pelo Movimento Nós Podemos Tocantins e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Durante o evento será realizada uma oficina de formação, cadastramento e operação da Organização de Controle Social (OCS). O encontro será ministrado pelo fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcelo Silvestre Laurino.

O objetivo é ensinar aos agricultores a fazerem o processo de certificação coletiva para a produção de alimentos orgânicos. De acordo com a secretária executiva da ODM Tocantins, Paula Zerbini, a atividade vai fortalecer e disseminar o conhecimento acerca de produção sem agrotóxico, bem como para conseguir a certificação através do modelo coletivo.

Os interessados em participar podem enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: institutozerbini@yahoo.com.br; ou antes do evento.

Certificação

Segundo Paula Zerbini, todo produto orgânico tem que ter um selo de certificação; e esta certificação tem de dois tipos: coletiva ou através de uma empresa certificadora. “Como o selo de certificação através de uma certificadora fica mais dispendioso para o pequeno produtor, estamos incentivando aos nossos agricultores a utilizarem a certificação coletiva, um grupo de cinco ou mais se unem para obter o selo”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária executiva da ODM, é exigência do Governo Federal que os programas governamentais sejam abastecidos com alimentos orgânicos.

Por: Redação

Tags: Araguaina, Paula Zerbini, campo