Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

01/10/2014 - Redação

Foto: Divulgação

O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria anunciando a inclusão do Aeroporto de Araguaína como um dos 28 terminais aeroviários previstos para receber recursos do Governo Federal, com objetivo de aumentar sua capacidade. Segundo o periódico, as 28 unidades que receberão os recursos, entre eles o Aeroporto de Araguaína, já estão com os projeto concluídos e as obras podem ser licitadas ainda neste ano. A licitação deve acontecer no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), procedimento licitatório em que o orçamento é sigiloso para os concorrente, a definição do vencedor se dará pelo menor preço e o prazo é encurtado.

Há uma semana, o Aeroporto da cidade foi incluído entre os 100 complexos aeroviários regionais com maior potencial regional, ficando na 43ª posição de um levantamento realizado pela empresa paulista de inteligência de mercado Urban Systems. O aeroporto de Araguaína foi também o terceiro na listagem dos 20 terminais considerados de médio potencial. A base para o estudo foi o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal, que observou também fatores como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação.

Nova Fase

Após a publicação do “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento”, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou um novo terminal de passageiros, a ampliação das cabeceiras das pistas e o pátio de aeronaves, mudanças de hangares de lugar, duplicação da avenida Dionísio Farias, que dá acesso ao terminal, ampliação do estacionamento e implantação de terminais de carga. Os investimentos fazem parte do Programa de Investimentos em Logística, do Governo Federal.

Melhoria

A melhoria dos complexos aeroviários faz parte do projeto lançado pelo governo em 2012 de colocar mais cerca de 32 milhões de pessoas a uma distância de 100 km de um aeroporto com voo comercial. No total, o governo espera ampliar 270 aeroportos, com investimento na ordem de R$ 7,2 bilhões. Além da ampliação dos aeroportos, a Secretaria de Aviação Civil, para incentivar voos para essas regiões, pretende implementar ações, tais como subsídios a passagens e taxas, redução da regulamentação aérea, estímulo à criação de pequenas empresas aéreas e melhoria da qualificação do setor. Com as melhorias no Aeroporto de Araguaína, o terminal da cidade deve ampliar o número de voos com aviões de médio e grande porte. (Ascom Araguaína)

Por: Redação

Tags: Aeroporto de Araguaina, Araguaina