Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

18/09/2014 - Redação

Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 17 de setembro, o prefeito Ronaldo Dimas em conjunto com o secretário de Planejamento, Bruno Rangel, além de técnicos da área de modernização e tecnologia da informação deram início a implantação do sistema de vídeo monitoramento em Araguaína. O projeto integra o programa Araguaína Conectada que tem como objetivo construir uma infraestrutura de telecomunicações que contará além do Sistema de Vídeo monitoramento Urbano, com a interligação de Órgãos Públicos Municipais e disponibilização de Internet em diversos pontos da cidade.

Para o prefeito Ronaldo Dimas, a implantação desse sistema traz inúmeros benefícios para a comunidade e o serviço público em si. “Além da parte da segurança, representa a integração dos órgãos do município, dentro da primeira etapa. Já na segunda etapa, serão contempladas todas as escolas, unidades básicas de saúde. Daqui a pouco estamos com tudo conectado e interligado para facilitar a vida do cidadão e o trabalho do servidor público de Araguaína”, ressaltou.

Nessa primeira etapa, serão instaladas câmeras fixas e móveis, além de uma rede de cabos de fibra ótica na região central da cidade. A previsão para início da instalação será em outubro e o funcionamento em dezembro. Toda a extensão da Avenida Cônego João Lima, bem como as regiões próximas a bancos, praças, rodoviária e Feirinha serão os locais onde as câmeras serão instaladas nesta primeira etapa.

Internet

O projeto Araguaína Conectada abrange ainda a disponibilização de pontos de acesso à Internet gratuitos. Serão contempladas com pontos de Internet gratuita para a comunidade as praças das Nações e das Bandeiras, no centro da cidade, praça da Vila Aliança, praça do Galo, praça Norte Goiano e praça da Igreja São Paulo, no Entroncamento e a praça do Chafariz, no Bairro São João. “É o começo de um projeto amplo que é de fato uma nova etapa do Araguaína Conectada”, destacou o prefeito que acredita que no mês de dezembro, a comunidade que frequenta esses locais já possa usufruir de Internet gratuita em seus momentos de lazer.

Câmeras

Câmeras de última geração e com alta capacidade de definição serão adquiridas para implantação da primeira etapa do sistema de monitoramento. Além disso, haverá também receptores capazes de capturar e identificar placas de veículos, em pontos de grande fluxo de veículos. O Sistema de Reconhecimento Automático de Placas possibilita, junto ao sistema geral do Detran, a identificação imediata e informações sobre o veículo e seu respectivo proprietário, bem como irregularidade dos veículos. 

O projeto também prevê a instalação de câmeras com iluminadores infravermelho, recurso da iluminação que permite a visualização e o registro de imagens no escuro total, capaz de fornecer imagens verdadeiras, um benefício diferenciado para a resolução de crimes da cidade.

Recursos

O convênio celebrado entre a Prefeitura de Araguaína e o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), garantiu R$ 1 milhão de apoio ao início da primeira etapa do projeto.