Conexão Tocantins Araguaína

Estado

08/09/2014 - Redação

Foto: Weberson Dias

A Avenida Filadélfia foi o palco da cidadania neste domingo, 7 de setembro, em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil reunindo um público de 4 mil pessoas, além de 1.500 participantes divididos em 50 pelotões. Organizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Educação, o tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência teve duração de duas horas e encantou os araguainenses que foram prestigiar a solenidade.

Escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições e entidades da sociedade civil levaram para a avenida a história de Araguaína e força da cidadania por meio de projetos sociais, esportivos e culturais. A aposentada Matilde Feitosa, aluna da Universidade da Maturidade, que participou pela primeira vez do desfile cívico, disse que participar do desfile representou um sentimento de liberdade. “Nós temos que comemorar e viver nossa pátria, pois antes nós não éramos independentes e agora somos livres”, ressaltou após o desfile.

Já a para a estudante Viviene Santos, 11 anos, aluna da Escola Municipal Moderna que desfilou no pelotão que representou as universidades de Araguaína, é importante participar do desfile para apresentar o que a cidade possui de bom. “É bonito desfilar e também importante para nossa cidade. Eu gostei muito”.

Dentre as novidades deste ano foi a apresentação do pelotão de reservistas do Exército Brasileiro representando o Tiro de Guerra que retorna suas atividades em Araguaína após três anos fechado.

Tema

Com muitos detalhes visuais, os pelotões apresentaram toda a história de Araguaína, desde os seus primórdios até o desenvolvimento atual, e encantou quem acompanhava o desfile. “Eu venho todos os anos porque gosto de ver o desfile e esse ano foi mais organizado e muito mais bonito. As escolas mostraram mais beleza e empenho”, enfatizou a autônoma, Maria Oneide, 34 anos.

Além dos pelotões e suas indumentárias, as duas Fanfarras Municipais, formadas por alunos da Escola Municipal José Ferreira Barros e da Escola Municipal Manoel Lira, também chamaram atenção do público ao conduzir os pelotões. O Coral 100 Vozes, formado por alunos das Escolas da Zona Rural, também emocionou os presentes ao cantarem o Hino de Araguaína e soltarem balões pelo céu.

Para o Secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira, a participação e o envolvimento das pessoas, em relação ao desfile do ano passado, foi significativa e muito positiva. “E também, a evolução dos pelotões está bem melhor e a cada ano tende a melhorar. Esse é nosso compromisso”. E, para o Secretário da Educação, Jocirley Oliveira, sempre foi importante evidenciar a história da nossa cidade. “Temos identidade e a população têm que conhecer a sua história. Estamos felizes porque as crianças e os pais, além da comunidade como um todo, vieram e prestigiaram esse momento de cidadania ímpar que é o 7 de Setembro”, finalizou. (Ascom Araguaína)