Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

01/04/2014 - Redação

Será realizada, nos dias 03 e 04 de abril, no auditório do Itpac, em Araguaína, a etapa Macrorregional da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. O objetivo da conferência é o de propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, além de estabelecer diretrizes para a política estadual.

 Esta etapa abrange as regiões de saúde do Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins, com a participação de mais de 200 delegados de 40 municípios, que compõem esta região.

 O tema central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Direitos de todos e todas e de todas e dever do Estado”. A conferência será debatida em quatro sub-eixos: I - desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; II – fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; III – efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e IV – financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União.

 O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). (Prefeitura de Araguaína)