Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

07/03/2014 - Redação

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, 08 de março, a Prefeitura de Araguaína, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho, Ação Social e Saúde, realizam uma programação especial com ações conjuntas.

A primeira atividade será na manhã desta sexta-feira, quando será servido um café da manhã para as servidoras da secretaria do Trabalho e Ação Social, no Centro de Convivência do Idoso. A programação diferenciada segue na próxima semana nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que esperam uma extensa programação.

Cras I

No dia 10 de março, segunda-feira, o Cras I oferece ao grupo de idosos um café da manhã e muita música ao vivo, a partir das 07h30. Na terça, acontece a partir das 14 horas uma palestra com o foco na saúde da mulher acontece no auditório da 1ª Igreja Batista. Dando continuidade ao ciclo de palestra, no terceiro dia, às 08 horas, a psicóloga Viviane desenvolve uma palestra e dinâmica  motivacional.

Na quinta, às 08 horas, um grupo de idosos se apresenta no Cras, coordenados por Valéria Domingues. Para encerrar as atividades neste Cras, na sexta, nos períodos matutino e vespertino serão oferecidos uma série de atividades, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exame preventivo de colo de útero (papanicolau).

Cras II

Também no CRAS II, a programação inicia nesta segunda-feira com teste rápido de sorologia (HIV), entrega de resultado e aconselhamento. Às 14 horas, será realizado exame papanicolau, das 08h30 às 11h30. Na terça, 11, a partir das 13h30, acontece a palestra no auditório da 1ª Igreja Batista, com representantes da Vara da Mulher.

No quarto dia, às 16 horas, será realizada uma dinâmica motivacional para o grupo de mulheres da melhor idade com o psicólogo, Dr. Paulo Renato. No dia seguinte, às 16 horas, será realizada uma palestra para o grupo de mulheres. No último dia, das 14 às 17 horas, é a vez da Oficina da Beleza (Equipe do CCABA), onde serão oferecidos corte e escova de cabelo, bem como manicure e pedicure.

Cras III

Já no CRAS III, a programação desta segunda inicia às 09 horas para as mães e gestantes, onde devem ser abordados temas como Bolsa Saúde e Banco de sangue. Na terça, às 13h30, uma palestra na 1ª Igreja Batista aborda os Direitos da Mulher e a Lei Maria da Penha, com uma equipe da Vara da Mulher.

 No dia seguinte, a partir das 14 horas, os alunos do CCABA realizam uma oficina da beleza, com corte e escova de cabelo, além de manicure e pedicure. A programação do dia será animada ao som do cantor e professor de violão, Newton. No dia 13, nos períodos matutino e vespertino serão realizados exame de papanicolau, em parceria com o ciclo de vida com enfermeira Amália e UBS da área de abrangência.  No último dia, a partir das 14 horas, a missionária Dorita realiza um encontro com Deus, com o tema “A importância da mulher Cristã no mundo atual”. Após o encontro, a banda de louvor Fé-menina agitam as mulheres presentes. (Prefeitura de Araguaína)

Endereços

CRAS 1 – Rua Joinville, Setor Alto Bonito (3412-5152)

CRAS 2 – Rua das Palmeiras, Setor Araguaína Sul (3411-4023)

CRAS 3 – Rua Colinas, Vila Norte (3411-7045)