Conexão Tocantins Araguaína

Geral

15/01/2014 - Redação

Foto: Divulgação O consumidor produz energia elétrica por meio de painéis solares e o excedente será devolvido ao sistema O consumidor produz energia elétrica por meio de painéis solares e o excedente será devolvido ao sistema

A Celtins vai fazer a primeira ligação de geração distribuída em uma chácara de Araguaína, no norte do Tocantins. O tipo de ligação permite que a energia elétrica excedente produzida por consumidores seja devolvida à rede, possibilitando descontos na fatura. “Esta ação permite que o consumidor tenha descontos na conta de energia elétrica porque ele está colaborando com o sistema, mesmo que em pequena escala. De toda forma, também é uma maneira de economizar energia”, pontua o gerente regional da Celtins em Araguaína, Marcelo Camilo.

Como funciona

O cliente faz o projeto de energia solar ou por gerador, que é vistoriado e aprovado pela Celtins na unidade consumidora. O sistema é ligado em uma rede da Celtins, entregando energia elétrica só durante o dia. A Resolução Normativa 517 da Agência Nacional de Energia Elétrica, de 2012, autoriza e estabelece as condições para acesso à microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 

Segundo o líder de Unidade de Serviço de Araguaína, Vanderli Jesus de Oliveira, esta modalidade de ligação pode ser estendida para outras residências. “Quem tiver um gerador ou painéis solares pode pedir a ligação de geração distribuída. Depois, é preciso apresentar um projeto para que a empresa faça a interligação com o sistema”, explica Vanderli.