Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

12/11/2013 - Redação

O governador Siqueira Campos assinará, em Araguaína, às 16 horas de hoje, 12, em um evento comemorativo pelos 55 anos de Araguaína a ordem de serviço para a construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA) no setor Jardim dos Ipês. A obra objetiva ampliar e melhorar o atendimento para os mais de 600 mil usuários do SUS cidade. Serão 400 leitos, 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 salas cirúrgicas. A unidade contará ainda com Pronto Socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa.

Com a nova unidade, o governo do Estado busca ampliar os serviços oferecidos à população e diminuir o deslocamento de pessoas para Palmas e outros estados. No HGA, os pacientes vão contar com atendimento de alta complexidade, podendo minimizar as demandas.

De acordo com a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, Musa Denaise Moraes, a nova unidade só trará benefícios para a população. “O que se vê é que com o crescimento da população e com as demandas vindas de outros estados o atendimento ficou um pouco limitado, já com a nova unidade vamos melhorar e ampliar o atendimento, principalmente àqueles que precisam de atendimento especializado. O HGA vem pra somar”, destaca.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), serão investidos mais de R$ 160 milhões na unidade, que para construção contará com uma equipe de mais de 200 profissionais no canteiro de obras. O recurso para a construção da unidade hospitalar foi conseguido pelo governo do Estado através de financiamentos junto ao BNDES. A meta do governo é que em dois anos as obras sejam concluídas.

A empresa responsável pela execução das obras é a LDN, contratada através de licitação por Regime Diferenciado de Contratação – RDC, modalidade de licitação mais ágil. De acordo com o arquiteto supervisor da LDN, Rui Neto, a partir da assinatura da Ordem de Serviço já serão iniciados os trabalhos. “Começaremos pelos serviços de topografia, terraplanagem, cercamento do terreno e limpeza, com a retirada da camada vegetal”, explica o arquiteto.

Mais serviços para população

Com o HGA a população do município contará com serviços e procedimentos diversos, que vão desde variados tipos de cirurgias, maior disponibilidade de leitos de unidade de tratamento intensivo, até a oferta de tratamento contra o câncer.

O município de Araguaína tem uma população usuária de aproximadamente 602.368 mil habitantes em 65 municípios tocantinenses, para atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC) hospitalar de urgência e emergência, além de atender as populações da região sul do Pará e Maranhão. Estas características fazem com que a população flutuante gire em torno de 2.392.42 habitantes, o que reflete na constante necessidade de ampliação e adequação de serviços e de novas estruturas físicas hospitalares, visando, em especial a atender a crescente demanda existente.