Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

29/10/2013 - Redação

Foto: Divulgação Araguaina sofre constantemente com problemas de alagamento Araguaina sofre constantemente com problemas de alagamento

Desde o fim do mês de setembro, uma equipe da Defesa Civil de Araguaína realiza visitas às famílias moradoras de áreas de risco e áreas de proteção permanente - APPs com o intuito de alertar sobre os perigos do período chuvoso. Até o momento, 406 residências foram vistoriadas. Deste total, 273 famílias foram identificadas em áreas de risco e de proteção permanente. “Essas áreas não podem ser ocupadas porque estão à margem de córregos e regiões de nascentes. Com a intensificação das chuvas, são os primeiros locais a sofrer inundações e desmoronamentos”, lembra o prefeito Ronaldo Dimas. 

Auxílio 

As famílias que já foram afetadas pelas chuvas em outros anos também recebem as orientações da Defesa Civil. Onze delas foram removidas dos locais e abrigadas em moradias custeadas pelo Aluguel Social. Segundo o coordenador do órgão, Eduardo Alves Carneiro, esse primeiro contato servirá para atualizar as informações, como dados pessoais e a situação das casas. “De posse desses dados, faremos um mapeamento mais detalhado dessas áreas de risco. Isso possibilita um planejamento maior para as ações de prevenção e socorro, quando necessário”, comenta. 

Planejamento 

Desde o início do ano, 46 obras emergenciais foram executadas para conter os estragos provocados pelas chuvas. Entre elas estão a drenagem e recuperação da Rua Frei Caneca, no setor Tereza Hilário Ribeiro, e da Avenida Perimetral, no Maracanã.

Dentro dessas áreas, a Defesa Civil quantifica as casas, pessoas e o risco de cada propriedade. Paralelo a esse trabalho, uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos habitacionais e engenheiros completam o levantamento sobre as famílias, além de fornecerem orientações importantes sobre situações de risco. “Há, também, um técnico jurídico que poderá ser acionado em casos mais complexos. Ele ficará responsável pelo estudo da legislação ambiental quanto às áreas de proteção permanente”, aponta Carneiro. 

Preparação 

Entre os dias 22 e 26 de outubro, quatro membros da Defesa Civil de Araguaína participaram de um treinamento promovido pela Coordenação Nacional da Defesa Civil, em Palmas. O curso incluiu simulações de ponta-resposta para casos de desastres, elaboração de planos, legislação, atribuições do órgão e prestação de contas.  

Campanha

Com a conclusão do mapeamento, a Prefeitura iniciará uma campanha de esclarecimentos e orientações quanto ao comportamento das pessoas durante o período chuvoso. As ações incluirão cartilhas, banners em escolas e unidades de saúde, hotsite e divulgação dos telefones de emergência: 193 (Corpo de Bombeiros), 199, 3411-7070, 9974-9794 e 9211-3430 (Defesa Civil).