Conexão Tocantins Araguaína

Estado

30/08/2013 - Redação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Captação e Gestão de Recursos, com o apoio da Prefeitura de Parauapebas (PA), promoverá o Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade. O evento reunirá servidores e gestores municipais das regiões norte do Tocantins e sul do Pará e Maranhão entre os dias 2 e 4 de outubro.  O encontro visa fomentar a gestão de recursos oriundos de contratos e convênios.

“Buscamos o aprimoramento das competências das equipes gestoras da Prefeitura de Araguaína e de municípios circunvizinhos”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas. Ele ainda reforçou que as regiões foram escolhidas por estarem na área de influência de Araguaína. “A cidade é o pólo comercial, universitário, de saúde e de serviços desses municípios, inflando a capacidade de atendimento, principalmente na saúde”, acrescentou Dimas.

Um dos objetivos do encontro é que esses municípios também tenham a oportunidade de crescimento igualitário e melhorem seus índices sociais. O evento prevê, por meio de palestras e oficinas, o aumento da capacidade de captar recursos e executar ações voltadas para a eficiência no atendimento à população. “No encontro teremos temas que abordam a diversidade de demandas, contextos e situações enfrentadas pela gestão municipal”, disse o secretário de Captação e Gestão de Recursos, Júlio César Sampaio.

O evento, além de promover competências técnicas e de gestão, visa criar uma rede de integração entre os municípios que vivenciam situações regionais similares buscando soluções sustentáveis, com viabilidade financeira e social.

De acordo com o secretário, mais dois encontros estão previstos para serem realizados nas cidades de Parauapebas e Imperatriz. “A partir do primeiro encontro, passaremos a gerar indicadores de avanços e novos problemas, daí teremos novos desafios a enfrentar”, enfatizou Sampaio.