Conexão Tocantins Araguaína

Campo

13/06/2013 - Redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai investir cerca de R$ 3,5 milhões na modernização de duas Unidades Armazenadoras (UAs) em Tocantins. Em todo o país, serão investidos R$ 500 milhões na rede pública de estocagem. Serão reformadas 84 unidades e construídas outras 10. As medidas fazem parte do Plano Nacional de Armazenagem, anunciado no último dia 04 de junho, durante a divulgação do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, no Palácio do Planalto.

Entre as melhorias previstas na rede pública de armazenagem estão a reforma das instalações internas e externas e a ampliação das capacidades com a substituição de equipamentos antigos por mais modernos e a recuperação de outros. No Tocantins, serão reformadas as unidades de Formoso do Araguaia e Araguaína que, somadas, têm uma capacidade estática de armazenagem de cerca de 33 mil toneladas. O foco da reforma será a modernização e substituição de equipamentos, e não o aumento da capacidade.

Para a viabilização das medidas anunciadas, a Conab irá contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão e fiscalização das obras de construção e modernização dos armazéns, conforme autorização da Medida Provisória nº 619, assinada no último dia 06 de junho. A partir da próxima semana, técnicos do Banco irão visitar, em conjunto com os profissionais da Conab, as unidades que serão revitalizadas.