Conexão Tocantins Araguaína

Esporte

21/05/2013 - Redação

Foto: Divulgação

A equipe Amazon Fight Team, de Araguaína, conquistou três medalhas de ouro na segunda edição do Campeonato Norte Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado em Belém (PA), nos dias 18 e 19 de maio. Na categoria Iniciante (faixa branca), os atletas Hewerty Max, de 19 anos, e James Alves, 42, alcançaram o posto mais alto do pódio. Já na categoria Profissional (faixa preta), o campeão absoluto foi Roniedson Andrade Oliveira, 32 anos. “Nosso desempenho foi acima da média. Levamos cinco atletas e três voltaram campeões”, ressalta Roniedson. Os atletas são os únicos tocantinenses classificados para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontecerá no dia 29 de julho, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.

O campeonato reuniu mais de 1800 lutadores das regiões Norte e Nordeste do país. Cada atleta araguainense disputou pelo menos quatro lutas até conquistar o título.

“Com essas vitórias, percebemos o potencial de nossos atletas. Por isso estamos apoiando e incentivando todas as modalidades. O Jiu-Jitsu, em especial, tem ganhado muitos adeptos e bons destaques em nossa cidade”, enfatiza o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira. A prefeitura custeou as passagens dos atletas.

Preparação

Com apenas um ano e três meses de existência, a equipe Amazon Fight Team possui entre 40 e 45 atletas e, a cada campeonato, os atletas são escolhidos por meio de uma pré-seletiva interna.  “A seleção acontece com as lutas. Depois passamos para os treinos dos vitoriosos com foco nos campeonatos”, explica Roniedson.

Para a disputa de Belém, os lutadores treinaram durante três meses, inclusive nos fins de semana, trabalhando o condicionamento físico e a técnicas de combate.

“Treinamos duro para alcançar estas conquistas e mostrar para os empresários e demais apoiadores que o Tocantins tem um futuro promissor no Jiu-Jitsu”, conta o campeão absoluto.