Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

28/02/2013 - Redação

A terceira fase do Projeto Biometria no Tocantins começa dia 22 de março, com o recadastramento dos eleitores de Araguaína. Nesta etapa também serão contemplados os eleitores de Palmas, que serão recadastrados a partir do dia 16 de abril. Nas duas Zonas Eleitorais deverão ser recadastrados em torno de 250 mil eleitores.

Preparativos

Uma das vantagens do sistema é prover maior segurança ao processo eleitoral nos municípios com maior colegiado eleitoral. Como parte dos preparativos para o início do recadastramento biométrico, o TRE-TO e a Prefeitura de Palmas firmaram Termo de Cooperação para a cessão de 25 servidores do Município, os quais atuarão na 29ª Zona Eleitoral dando apoio aos serviços da Justiça Eleitoral.

O primeiro treinamento será realizado dia 11 de março, das 8 às 12 horas, no anexo do Tribunal, desta vez, somente com os servidores do Tribunal previamente cadastrados através do Projeto Socialização do Conhecimento.

Outras parcerias e termos de cooperação deverão ser assinados nos próximos dias, bem como a realização de oficinas e treinamento às pessoas que trabalharão no recadastramento biométrico em Palmas e Araguaína.

Logística

 A Secretaria e as Zonas Eleitorais estão trabalhando para oferecer ao cidadão um serviço de agendamento, priorizando o atendimento por meio de prévio credenciamento. Além do mais toda a logística, projetos e parcerias estão sendo finalizados para oferecer um atendimento eficaz nas duas cidades.

Biometria no Tocantins

No Tocantins, mais de cento e vinte mil eleitores votaram através do sistema biométrico nas eleições de 2012.  A primeira fase de implantação da biometria aconteceu no ano de 2009, em Alvorada (14ª ZE) e Pedro Afonso (23ª ZE). Já a segunda, ocorreu em 2011 nas Zonas Eleitorais de Paraíso do Tocantins (7ª ZE), Gurupi (2ª ZE) e município de Tupirama, pertencente à 23ª ZE. As duas primeiras fases somadas recadastraram 13% do eleitorado. (Ascom TRE)

Por: Redação

Tags: 29ª Zona Eleitoral, Araguaina, Biometria, Palmas