Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

05/07/2012 - Redação

Foto: Divulgação

Os candidatos da chapa majoritária da coligação “Araguaina Trabalho, Progresso e Fé”, Valderez Castelo Branco (PP) e Palmeri Bezerra (PSB), candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, registram candidatura no Cartório Eleitoral de Araguaina às 16h40, desta quinta-feira, 5 de julho.

Valderez Castelo Branco Martins apresentou-se como candidata a prefeita de Araguaina pela primeira vez em 2000.

Valderez Castelo Branco

A família de Valderez residia no distrito de Araguanã Velha, município de Araguaina, que foi submersa pelas águas do Rio Araguaia. Por falta de recursos, sua mãe foi tê-la em Carolina, no Maranhão, em 07 de janeiro de 1954, ficando hospedada no Hotel Imperial, mas com apenas três dias do seu nascimento seus pais retornaram a Araguanã. Ainda criança começou seus estudos em Xambioá, voltou para Araguanã e logo depois se mudou para Araguaina, onde reside até hoje. Valderez cresceu e casou-se com o empresário Grão-Mestre da Loja Maçônica do Estado do Tocantins, Lázaro Botelho Martins. Desta união nasceram três filhos (Weslley Castelo Branco Martins, Letícia Castelo Branco Martins e Willian Castelo Branco Martins, já falecido). Valderez trabalhou boa parte de sua vida como funcionária pública na Receita Federal.

Em 1997 filiou-se pela primeira vez a um partido político, no PFL (hoje Democratas), mas apenas em 2000 iniciou sua vida política conseguindo se eleger prefeita de Araguaina. Com o passar dos anos deixou o ainda PFL e se filou no PL (Partido da República), partido esse que deixou em 2009 para se filiar ao PP – Partido Progressista, que é presidido no Tocantins por seu esposo, o deputado federal Lázaro Botelho Martins. Valderez é a presidente do Mulher Progressista no Estado.

Valderez foi a primeira mulher a administrar a cidade de Araguaina, neste caso 2 mandatos, uma vez que foi reeleita em 2004.

Palmeri Costa Bezerra

Filho de Antônio Gomes Bezerra e Maria de Jesus Costa Bezerra, brasileiro, natural de Carolina-MA, onde nasceu em 14 de novembro de 19665. É militar da reserva e casado com Vera Lúcia Miranda Bezerra, há 25 anos. Pai de Thaise, Thiago e Gabriel Miranda Bezerra, tem 2 netos: Antônio Neto Carvalho Bezerra e Maria Júlia.

Palmeri Bezerra, de formação Militar, entrou para a política e se elegeu vereador em Araguaína assumindo o legislativo no período de 1997 a 1998, foi deputado estadual por dois mandatos compreendidos entre 1999 a 2006, obtendo mais de 23 mil votos. Ocupou a Secretaria Estadual de Esportes de 02 de fevereiro de 2007 a 09 de setembro de 2009, durante o governo Marcelo Miranda, ocasião em que foram construídas importantes obras para o Desporto, como o Estádio Mirandão, Ginásio de Esportes do Bairro Eldorado, quadras de esportes dos setores Itaipú e Vila Ribeiro, reforma e ampliação dos ginásios Neblina e JK, implantação de escolinhas de iniciação esportiva e apoio ao projeto Idoso Ativo e Feliz.

Palmeri ainda foi presidente do Araguaína Futebol e Regatas, ocasião em que deu o 1º título ao Araguaina em 2006 e concorreu à Assembleia Legislativa em 2012 ficando na suplência de deputado estadual.