Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

03/06/2012 - Redação

O Festival que aconteceu em Palmas, no dia 3 de maio, no restaurante Mumbuca, segue agora para Araguaina. Nesta próxima segunda-feira (4), o lançamento acontece às 20h, no Glamour do Lago. Consolidado no Tocantins, o Festival possibilita, a cada ano, visibilidade à culinária e fomento a competitividade das empresas do setor gastronômico. Em 2012, o evento possui como tema “Quem tem boca vai a Roma”, fazendo referência ao MIB – Momento Brasil-Itália, que busca aproximar e divulgar o que os dois países possui de melhor.

“Todos os pratos foram criados especialmente para o Festival valorizando a cultura tocantinense. O evento consolida o Tocantins no mercado gastronômico nacional, que não para de crescer”, declara o presidente da Abrasel Tocantins, Paulo Teixeira. Ele ainda acrescenta “o setor de gastronomia já emprega mais gente do que o da construção civil, e continua crescendo. O setor movimentou R$ 180 bilhões no Brasil no ano passado, um crescimento de 80% em cinco anos”.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae/TO, em 129 bares e restaurantes da cidade de Palmas, 74% pretendem realizar investimento na estrutura, mão-de-obra e treinamento de pessoas, porque acreditam que esse é um diferencial para sobrevivência do negócio no mercado do turismo. As pesquisas também apontaram que a lucratividade manteve crescente nos últimos dois anos e que uma das principais preocupações deste segmento é com a visibilidade e divulgação dos seus negócios.

A diretora superintendente do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues, comentou que os empresários do setor gastronômico que participam do Festival estão no caminho certo. “Para ser referência numa economia globalizada, é preciso participar de eventos renomados, como o Festival Brasil Sabor; atentar às tendências do mercado; e procurar desenvolver uma gestão de excelência dentro da empresa”, afirma a superintendente.

O Brasil Sabor é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas. Conta apoio da Caixa Econômica, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Peixe Urbano e o Governo do Tocantins.

Participantes Palmas

Adriana Bombons, Cabana do Lago, Panificadora Colombo, Restaurante Dom Vergílio, Ermenildes Doces e Salgados, Maçanilha – Costelaria & Parrilhada, Mercatto, Mumbuca Bar e Restaurante, Boteco Mumbuca, Nagay, Tayo e o Restaurante Victória.

Participantes Araguaina

Pizzaria do Primo, Empório Maria, Capim Cerveja, Pizzarela, La Fontanna, Coqueiro’s, Pamonharia Milho Verde, Restaurante Lazer, Mirante, Panela de Ferro, Tomazelli Pastelaria, Via Filadélfia e Restaurante Campelo.