Conexão Tocantins Araguaína

Estado

30/03/2012 - Redação

Em nota oficial encaminhada na tarde desta sexta-feira, 30, a Vértico, empresa responsável pela construção do Shopping das Nações, em Araguaina, explicou os principais focos de uma investigação pedida pelo Ministério Público Estadual por supostas irregularidades ambientais nas obras.

De acordo com a empresa, as obras o Shopping das Nações possuem todas as licenças necessárias para seguir seu andamento. Além disso, conforme a nota encaminhada nesta tarde, a Vértico se prontifica a prestar todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público, a fim de resolver a situação o mais rápido possível.

Entenda

De acordo com material encaminhado pelo próprio MP na manhã desta sexta, depois de denúncias contra as obras do Shopping das Nações, a promotora de justiça, Ana Paula Reigota Ferreira Catini, solicitou junto à empresa responsável pela construção, informações referentes às licenças ambientais e autorizações da prefeitura e órgãos responsáveis.

Segundo a notificação do MPE, a Vértico, empresa responsável pela obra, possui um prazo de 20 dias para encaminhar toda a documentação para análise da Promotoria.

Confira abaixo a íntegra da nota emitida pela Vértico:

NOTA À IMPRENSA – VÉRTICO / SHOPPING NAÇÕES ARAGUAÍNA

Em virtude das notícias veiculadas pela imprensa de Araguaína sobre a investigação do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) em relação a supostas irregularidades ambientais na construção do Shopping Center Nações, a Vértico Araguaína Empreendimentos Imobiliários LTDA., empresa responsável pela incorporação do empreendimento, vem a publico e esclarece:

1. O Shopping Nações possui alvará de licença nº 0000753, expedido pela prefeitura de Araguaína, em 02 de fevereiro de 2012;

2. A Vértico detém o ofício nº 1525/2011 do Instituto Natureza do Tocantins – Naturantis, do Governo do Estado do Tocantins, que avaliza que a atividade não é passível do procedimento de Licenciamento Ambiental, conforme Enquadramento estabelecido pela Resolução COEMA 07/2005 e Resolução CONAMA 237/97.

3. A empresa possui Autorização de Exploração Florestal nº 2563-2011 / SISAM 3564-2011, expedido pelo Instituto Natureza do Tocantins – Naturantis, na forma de Licenciamento Florestal da Propriedade Rural.

Diante da regularidade das documentações acima, a Vértico se prontificou em apresentar os documentos originais junto a Promotora de Justiça Ana Paula Reigota Ferreira Catini, o que já deve ocorrer nas próximas semanas, dentro do prazo estipulado pelo MPE-TO.

A Vértico retifica que, antes de implementar qualquer projeto, elabora uma minuciosa pesquisa de mercado, respeitando sempre a legislação vigente. A empresa preza pela transparência, seguindo os procedimentos que preservem a população e o Meio Ambiente.