Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

30/11/2011 - Redação

A Prefeitura de Araguaina por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nessa quinta-feira, 1º de dezembro, uma caminhada e blitz educativas nas principais ruas da cidade.

Entre os objetivos da campanha sessão a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Além disso, serão realizados testes rápido de HIV/Sífilis gratuitos para a população na UBS Avany Galdino.

Além da caminhada, outras ações serão realizadas, antecedendo o dia 1º de Dezembro, como palestras nas escolas e nas Unidades de Saúde, com a intensificação da distribuição de preservativos e de materiais informativos para a população em geral.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo todos os níveis de governos e organizações sociais.

Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens gays de 15 a 24 anos. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

Entre os parceiros nessa atividade estão a Secretaria Estadual de saúde, Coordenação Estadual DST/AIDS, Profissionais de Saúde do Município, HDT/CTA, Hospital e Maternidade Dom Orione, e Polícia Militar.