Conexão Tocantins Araguaína

Estado

22/11/2011 - Redação

A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilâncias em Saúde em parceria com o CEREST Regional de Araguaína realiza nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, 08h às 12h e 14h às 18h, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC, o III Seminário de Saúde do Trabalhador com o tema: Acidente de Trabalho Grave e Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico.

O grande número de ocorrências de acidentes de trabalho, óbitos relacionados ao trabalho e acidentes de trabalho com exposição à materiais biológicos fizeram com que fosse escolhido esse tema que tem como objetivo capacitar, informar e esclarecer os trabalhadores formais e informais, representantes de sindicatos, profissionais de saúde, profissionais da atenção básica, representantes das unidades e municípios sentinelas.

Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que causa a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente, acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.

Dados referentes ao mês de abril de 2009, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes do trabalho são as causas da morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e ainda de acordo com a Organização, esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos. (Ascom Prefeitura de Araguaina)