Conexão Tocantins Araguaína

Estado

13/06/2011 - Redação

Dada à importância dos dados climatológicos para o Estado do Tocantins, os quais permitem aos técnicos informarem à sociedade o seu grau de adversidade, proporcionando ao setor agropecuário, defesa civil, construção civil, órgãos de pesquisa e sociedade civil, nas tomadas de decisões acertadas, a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, INMET-TO e instituições de pesquisa do Tocantins estudam estender o número de estações meteorológicas no Estado para os principais pólos de produção agropecuária.

Atualmente o Tocantins conta com 11 estações meteorológicas do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, que estão localizadas nos municípios de Palmas, Araguaina, Porto Nacional, Paranã, Pedro Afonso, Gurupi, Araguatins, Taguatinga, Peixe, Dianópolis e Formoso do Araguaia. As estações têm o apoio do Governo do Estado para sua operacionalização, por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto e a Seagro, permitindo acesso aos dados coletados, diariamente, nas estações, segundo informações da coordenadora de mercado e logística da Seagro, Denise Coelho Gomes.

Dentre os dados coletados destacam à temperatura do ar (mínima, média e máxima), umidade relativa do ar, insolação, evaporação, precipitação, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento, classificação das nuvens, nebulosidade e visibilidade.

Núcleo de Meteorologia

De acordo com a coordenadora, a Seagro, juntamente com as universidades e outros órgãos de pesquisa do Estado, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil, está estudando formas de operacionalizar o núcleo de meteorologia da Unitins – Universidade do Tocantins. O núcleo permitirá estudo de mudanças climáticas, que é objeto de várias iniciativas internacionais e nacionais para esboçar cenários futuros do clima, quantificando impactos e propondo medidas de mitigação e de adaptação, período ideal de plantio, veranicos, enchente e prognósticos de seca acentuados, dentre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro