Conexão Tocantins Araguaína

Educação

27/04/2011 - Redação

Foto: Cleia Gomes

O Governo do Estado implantou o Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins. As primeiras provas devem ser aplicadas no mês de maio.

Os educadores comentam a iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Para Andreana de Carvalho Silva, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaina, disse que “a avaliação é interessante, mas, é necessário que o professor tenha acesso ao resultado para saber em que parte ele deve melhorar na prática pedagógica, ou se ele está realizando um bom trabalho.” Andreana explicou que, com o resultado, os professores poderão discutir juntos como planejar o seu trabalho.

Keila Regina Costa, formadora do Gestar, da Diretoria de Ensino de Araguatins, lembrou que é necessário que o aluno tenha um incentivo para responder as questões. Que ele sinta-se motivado e que a avaliação e o monitoramento são uma forma do professor se sentir mais responsável pelo que faz.

Cláudia Senária, assessora de currículo de Matemática e Física do Ensino Médio da DRE de Araguatins, ressaltou que, com a avaliação, será possível ter um diagnóstico da realidade educacional do Tocantins, para, a partir dele, planejar melhor o trabalho.

Joneidson Marinho Lustosa, superintendente de Informação e Tecnologia de Educação da Seduc, explicou que o resultado da avaliação será divulgado tanto para os gestores como para os educadores e alunos.

O sistema de avaliação será implantado também nas escolas municipais. Avaliar não é somente aplicar provas; o sistema criado no Tocantins vai mais além, ajudando os alunos a terem acesso à educação de qualidade. O aluno é visto como um ser ativo e dinâmico, responsável pela construção do seu conhecimento, e melhorar a educação é ir contra a ignorância de um povo; pois, como diz o escritor Gustavo Ioschpe, “a ignorância custa um mundo.”

Fonte: Ascom Seduc