Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

25/04/2011 - Redação

A qualidade de vida também está ligada à qualidade da água utilizada dentro de casa. Para oferecer um melhor serviço à população, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, realiza, entre os dias 26 e 29 de abril, das 8 às 18 horas, o curso de “Procedimentos em Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano”. As aulas acontecerão na Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop).

O curso tem como objetivo ainda capacitar os técnicos das secretarias de Saúde de 30 municípios do Estado para as ações do Programa Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (Vigiagua). O programa consiste em um conjunto de ações adotadas para garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões e normas estabelecidas na legislação vigente e para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana. Essa preparação visa ensinar a forma correta de coletar a água para o envio de análise realizada pelo Laboratório Central (Lacen), com fluxos e resultados laboratoriais e divulgação dos resultados para a comunidade.

A meta é cadastrar todas as formas de abastecimento de água, receber relatórios mensais dos responsáveis pelo abastecimento de água e monitorar a qualidade da água consumida através de análises mensais da água. Todas as informações devem ser digitadas no sistema de informação do programa denominado Sisagua.

Os municípios convidados são: Augustinópolis, Itapiratins, Aguiarnópolis, Araguatins, Arapoema, Buriti, Bandeirante, Bom Jesus do Tocantins, Carmolândia, Colinas, Campos Lindos, Darcinópolis, Dois Irmãos, Esperantina, Filadélfia, Goianorte, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Goiatins, Juarina, Maurilândia, Nazaré, Palmeirante, Praia Norte, Presidente Kennedy, Recursolândia, Piraquê, São Miguel, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Sampaio, São Bento, Tocantinópolis e Miranorte.

Estes municípios foram escolhidos por terem sido capacitados a mais tempo ou porque ainda não estão desenvolvendo as ações do Vigiagua. O Município de Araguaína desenvolve as ações do programa e tem a monitoração mensal da qualidade da água consumida no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesau