Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

22/03/2011 - Redação

Foto: Joselita Matos

Mais de 40 alunos da Escola Municipal Dr. Simão Lutz participaram de um momento cívico, nesta terça-feira, 22, no início da manhã, em frente à prefeitura de Araguaína, com a presença do prefeito Valuar Barros (DEM), da secretária de Educação do município, Josefa Maria Correia de Oliveira, a secretária de Cultura, Marly de Carvalho, além de gestores, professores da rede municipal e funcionários da Prefeitura de Araguaina. Após o momento cívico, os alunos fizeram uma visita ao gabinete do prefeito, onde conheceram um pouco da administração municipal.

O prefeito Valuar Barros comentou sobre a importância do projeto Cidadania e Civismo, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. “As crianças vão passar a respeitar a bandeira nacional, os símbolos nacionais, conhecer o papel do prefeito”, disse Valuar. “E o nosso papel é ensinar o respeito aos nossos símbolos, ensinar a cidadania e o civismo para as nossas crianças”, ressaltou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Josefa Maria Correia de Oliveira, o momento cívico, inserido no projeto, é uma forma de ensinar aos alunos o que é civismo, cidadania, quais os deveres e os direitos dos cidadãos, além de mostrar como é o funcionamento, a administração de uma cidade. “Hoje em dia quase ninguém mais sabe cantar o hino nacional, precisa pegar o papel para cantar. Nós queremos criar em nossas crianças o hábito de cantar o hino nacional, conhecer e saber da importância da letra e o seu significado”, ressaltou a secretária.

A estudante Daiane Lopes da Silva, que está no quarto ano do ensino fundamental, falou sobre o momento cívico e a visita no gabinete do prefeito. “Todos vamos aprender a cantar o hino nacional e vamos conhecer o prefeito. Ele é muito especial para a gente, é o nosso prefeito”, comentou Daiane. Outro aluno que também participou da visita foi o pequeno Gustavo Vitor Barbosa de Novaes, de 10 anos. “Foi muito bom porque conheci o prefeito, a prefeitura. Vou levar pra casa a gentileza dele, o gostar das crianças”, disse Gustavo.

Fonte: Ascom Prefeitura de Araguaina