Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

21/02/2011 - Redação

Foto: Divulgação Homero se pronuncia durante a posse Homero se pronuncia durante a posse

O prefeito Homero Barreto Júnior (PR) foi eleito na tarde da última sexta-feira, 18, em Itaguatins, Norte do Estado, o novo presidente da Associação de Municípios do Bico do Papagaio (Ambip), em Assembleia Geral Ordinária, que elegeu e empossou também os membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. O mandato é de dois anos. Homero substitui o prefeito de Riachinho, Eurípedes Lourenço de Melo (PR).

O presidente garantiu que dará continuidade aos projetos e ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade. Disse ainda que não pretende se promover no cargo, mas que o seu ideal é trabalhar com vontade e garra para ver reduzidas as desigualdades regionais e a melhoria socioeconômica dos cidadãos da região. “Vamos buscar parcerias com os governos estadual e federal visando carrear recursos para as cidades da região do Bico e fortalecer a luta pelo desenvolvimento regional”, assegurou. Homero Júnior apresentou na ocasião aos presentes um plano de ação desenvolvimentista, que, segundo ele, fomentará o crescimento sustentável dos municípios por meio de ações intermunicipais integradas.

Em sua despedida, o ex-presidente da entidade, Eurípedes Lourenço fez uma rápida prestação de contas do trabalho realizado nos últimos dois anos. Elencou entre as conquistas mais importantes a reunião de prefeitos do Bico com a bancada tocantinense. A contratação de profissionais especializados para a recuperação dos créditos das prefeituras junto ao INSS, além da transformação da Ambip em Consórcio Público e o ingresso de mais de três mil jovens no Pró-Jovem Trabalhador. “Tenho certeza que cumprimos o nosso dever durante o período que permanecemos à frente da entidade. Agradecemos o apoio dos funcionários da Ambip, prefeitos, imprensa e todos aqueles que contribuíram para a realização do nosso trabalho”, concluiu.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) -, prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR), conclamou os prefeitos presentes para união e luta pelo fortalecimento do movimento municipalista que, na sua visão, ganha força cada vez mais em todo o país. “Precisamos integrar mais ainda. Temos bandeiras primordiais que vão garantir o aumento das receitas para todos os municípios brasileiros, sobretudo as dos pequenos. Vamos continuar a luta pela aprovação do Pré-Sal que é uma riqueza de toda a nação. Vamos pressionar o congresso para votar e aprovar a Emenda-29, a qual melhorará os repasses para a saúde dos municípios. Enfim, temos que lutar ainda pela melhoria dos repasses na área da educação e tantas outras conquistas que dependem da nossa coragem e responsabilidade”, sustentou.

O governo esteve representado pelo secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, o ex-deputado e atual suplente Ronaldo Dimas, e da Juventude e Esportes, Olynto Garcia Neto. Todos, aliás, ressaltaram o compromisso do governo em ajudar os municípios superarem as dificuldades de ordem econômica que atravessam.

O novo presidente é filho de Homero Barreto e Maria Ivoneide Barreto. Homero Barreto, pai, além de prefeito de Itaguatins já foi secretário de Estado e deputado federal. Já Ivoneide, sua mãe, foi prefeita em duas oportunidades e vereadora também em Itaguatins. Com graduação em Administração Pública, 33 anos, casado, desde a sua juventude Homero Júnior sempre teve atuação marcante no cotidiano da cidade, fosse de caráter religioso, cultural, social ou político.

Fonte: Assessoria de Imprensa ATM