Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

24/01/2011 - Redação

A Prefeitura de Araguaina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza de hoje, dia 24, até sexta-feira, dia 28, a Semana de Mobilização de Combate a hanseníase. O objetivo é mobilizar a população araguainense para o diagnóstico precoce, o combate ao preconceito e resgatar o pleno exercício da cidadania e autoestima dos portadores e ex-portadores de hanseníase.

Serão realizadas atividades educativas nas unidades básicas de saúde (UBS), nas escolas e empresas da cidade, como palestras, apresentação teatral e distribuição de folders informativos.

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o último domingo do mês de janeiro, neste ano corresponderá ao dia 30.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, curável, causada pelo bacilo de Hansen. Esse bacilo é capaz de infectar grande número de pessoas (alta infectividade), mas poucos adoecem (baixa patogenicidade). Atualmente a rede de serviços da atenção básica é composta por 17 unidades básicas de saúde, onde desenvolvem ações de diagnóstico, tratamento e acompanhamento da hanseníase.

Fonte: Prefeitura de Araguaina