Conexão Tocantins Araguaína

Estado

25/11/2010 - Redação

O Sebrae inaugura no dia 30 de novembro, sua sede própria em Araguaina, localizada a 375 km de Palmas. O evento de inauguração acontece às 18h30, no novo prédio, que está localizado na esquina entre as ruas: Ademar Vicente Ferreira e 25 de Dezembro, em frente à Prefeitura de Araguaina. O local tem o dobro do tamanho se comparado ao antigo prédio. São cerca de 900m² para atender a comunidade e toda a região.

Com amplo espaço, o novo prédio está localizado no centro de Araguaina. Para a inauguração, são esperadas mais de 200 pessoas. O evento contará com a presença da diretoria do Sebrae Tocantins, autoridades estaduais e locais, bem como, empresários da região.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, o local foi escolhido estrategicamente. “A nova sede vai possibilitar a oferta com mais qualidade, dos produtos e serviços do Sebrae Tocantins aos empresários de micro e pequenos negócios e empreendedores, aliado a isso, procuramos um local bem centralizado, para possibilitar melhor acesso, e tem ainda a questão econômica, pois com a sede própria e ampla, concentraremos todos os nossos trabalhos em um mesmo local", afirmou.

O novo espaço trará novidades em seu funcionamento. Foram construídas três salas de treinamento com capacidade para, em média, 30 pessoas, que permitirá aumentar o número de capacitações e cursos, e um estacionamento para clientes e colaboradores, dando mais conforto e comodidade. Além disso, foram implantados no novo prédio, uma sala de vídeo, uma videoteca e uma biblioteca, abertas ao público.

Os recursos para a compra e a reforma do imóvel foram próprios. Segundo Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, o recurso foi obtido pelo esforço da instituição. “Com a aquisição da nova sede, o Sebrae agregou a seu patrimônio cerca de 2 milhões. Os recursos foram obtidos por esforço de todos os colaboradores, através das economias nas atividades meio-fim”, salientou.

Localizada no Núcleo Norte, o Sebrae de Araguaina, realiza aproximadamente 2.500 atendimentos por ano, atendendo toda a região, sendo que atua efetivamente em 40 cidades. As metas para 2011 deverão ser revistas agora com o aumento do espaço físico.

História

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. São 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do país. No Tocantins, o Sebrae surgiu em 1990. Para ampliar sua atuação, o Sebrae Tocantins dividiu geograficamente o estado em quatro regiões estratégicas, onde estão instaladas além da sede, nove unidades operacionais de atendimento e cinco pontos de atendimento. Sua estrutura operacional é composta pelos seguintes órgãos: Conselho Deliberativo Estadual, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

A instituição tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico através de palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado e programas de lideranças.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae