Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

02/10/2010 - Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará, no dia Eleições, uma pesquisa de satisfação do eleitor, com o objetivo de medir a percepção dos eleitores com relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

A pesquisa será realizada nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, cidades com os maiores eleitorados do Estado, além de Pedro Afonso e Alvorada, onde haverá votação com urna biométrica, uma novidade para estas Eleições.

Na pesquisa será levantada a opinião dos eleitores em relação à confiança na Justiça Eleitoral, nível de informação no momento do voto, atendimento nos cartórios eleitorais, atendimento dos mesários, condições dos locais de votação, entre outros. Serão entrevistados cerca de 700 eleitores em Palmas, 450 em Araguaína, 250 em Gurupi, 70 em Pedro Afonso e 60 em Alvorada, com um total de 1500 entrevistas, de acordo com a amostragem estipulada.

As entrevistas serão realizadas a partir da abordagem aleatória dos eleitores que forem saindo da seção eleitoral, após realizar o seu voto. O TRE-TO realiza pesquisas de satisfação dos eleitores desde as Eleições de 2004, ano em que se iniciou a implantação do seu Sistema de Gestão Qualidade, certificado conforme a norma NBR ISO 9001:2008, a partir de 2005.

José Paiva, Assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade do TRE – TO, explica que a avaliação da satisfação é um fator fundamental para auxiliar a liderança da organização no processo decisório e na implantação de melhorias. Além disso, medir e monitorar a satisfação dos clientes é um dos principais requisitos de um sistema de gestão da qualidade, sendo que um dos objetivos estratégicos do Tribunal é a melhoria dos atuais índices de satisfação, atualmente 89%, apurados em 2008.

Fonte – Assessoria de Imprensa/TRE