Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

10/09/2010 - Redação

Foto: Divulgação

Trabalhar para trazer as indústrias para o Tocantins e qualificar os jovens no Estado, para que ocupem as vagas geradas por estas empresas.

Este foi um dos compromissos firmados pelo governador e candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB), da coligação Força do Povo, durante entrevista no intervalo de compromissos de agenda em Araguaina, nesta sexta-feira, 10.

“As indústrias estão vindo. É uma realidade não só em Araguaina, como estas que visitamos pela manhã, mas em todo o Estado. O que precisamos agora é garantir que nossa juventude esteja qualificada para ocupar estas vagas. Somente com a mão-de-obra qualificada vamos garantir um futuro melhor para os nossos jovens”, afirmou Gaguim.

Para alcançar este objetivo, Gaguim vai investir fortemente na ampliação do ensino tecnológico, com a construção de cinco centros de ensino profissionalizante, distribuídas em cinco diferentes regiões do estado. Além disso, Gaguim firmou em seu Plano de Governo a criação e implantação do Parque Tecnológico do Tocantins e do Instituto de Pesquisa em Agroenergia e Biocombustível.

O estudante araguainense Daniel Souza Lima é um dos jovens que aprovam a iniciativa do governador Carlos Gaguim. “Estou no primeiro ano do ensino médio e quero estar preparado para concorrer a uma dessas vagas. Meu primeiro voto é para o governador Gaguim, porque ele está dando oportunidades para o futuro dos jovens”, disse Daniel.

Industrialização

Nos recentes encontros com lideranças comunitárias e políticas, em reuniões e comícios realizados pelo governador e candidato à reeleição, Carlos Gaguim, a tônica do seu discurso tem sido os investimentos que terão continuidade no setor de infraestrutura, para impulsionar a industrialização, a geração de emprego e renda e a melhoria na qualidade de vida no Estado.

Até esta sexta-feira, 10, nas diversas cidades onde cumpriu agenda de campanha pelo interior, Gaguim reafirmou que vai trabalhar para criar novos postos de trabalho e combater as desigualdades sociais no Tocantins. “Para enfrentar os problemas sociais é preciso criar também mais empregos”, disse Gaguim, acrescentando que o seu Plano de Governo é baseado num planejamento para os próximos 30 anos. “O meu Plano foi realizado por técnicos, especialistas, com base nas demandas do Estado, da população. São ações viáveis e que vão ser realizadas”, destacou o governador.

Além da duplicação da BR 153, ação defendida por Gaguim durante o comício realizado em Guaraí, na quinta-feira, 09, o governador duplicará mais três rodovias que dão acesso a Palmas: TO-010 (Palmas-Lajeado), TO-050 (Palmas-Porto Nacional), TO-080 (Palmas-Paraíso do Tocantins), num total de 170 quilômetros. “Vamos também concluir as pontes sobre o rio Tocantins, em Lajeado e Barra do Ouro e a ponte sobre o rio Araguaia, em Xambioá”, garantiu o governador.

Gaguim defende que o seu governo vai oferecer também condições tributárias para dar apoio ao setor produtivo, em ações como a recuperação de estradas e ampliação de ramais ferroviários. Dessa maneira, o governador aposta na criação de mais empregos e geração de renda. “A industrialização será fundamental para ajudar no crescimento das regiões com menores Índices de Desenvolvimento Humano”, defende Gaguim.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Força do Povo