Conexão Tocantins Araguaína

Estado

16/08/2010 - Redação

Na última sexta-feira, dia 13, o Sindjor - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins em assembleia geral extraordinária deliberou sobre formação das comissões para compor a nova diretoria da entidade, eleição de delegados para participarem do 34º Congresso Nacional de Jornalistas, que acontece de 18 a 22 de agosto de 2010, em Porto Alegre, e ainda sobre a criação de seccionais regionais nas regiões norte e sul do estado, dentre outros assuntos de interesse da categoria.

As comissões e os departamentos formados foram a Comissão de Ética, Comissão de Registro e Conselho Fiscal, Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria, Departamento de Audiovisual e Imagem, Departamento de Mobilização e Direito Autoral, Departamento Esportivo, Departamento de Cultura, Departamento de Imprensa e os representantes do Sindjor-TO junto à Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas.

As jornalistas Luciene Lopes Barbosa e Mara Rita, bem como o jornalista Alberto Rocha, tiveram seus nomes aprovados para serem os delegados do Sindjor-TO no Congresso Nacional de Jornalistas, em Porto Alegre.

Com o intuito de reaproximar os profissionais do sindicato, o presidente da entidade Júnior Veras propôs à categoria a realização de um encontro estadual de jornalistas, ainda este ano. Para ele, o evento será uma oportunidade para a classe refletir a atual conjuntura dos profissionais jornalistas e retomar posições que podem elevar a auto-estima.

Construções

Outro assunto discutido durante a assembleia foi a construção de um condomínio destinado aos jornalistas que ainda não possuem imóvel próprio e da sede própria do Sindjor. Uma comissão do sindicato esteve recentemente em audiência com o governo do Estado para tratar do assunto. Na ocasião, o governador Carlos Gaguim manifestou a possibilidade de destinar um terreno para edificação das moradias. A proposta será estudada por uma comissão que acompanhará o processo, em todas as instâncias.

Quanto à sede do Sindjor, Júnior Veras destacou que o terreno, de 1.800 metros quadrados, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, já possui escritura e está pronto para ser edificado. Como alternativa para a construção ele sugeriu a realização de eventos para angariar recursos e a busca de parcerias junto ao setor privado.

Projetos

A instalação de duas seccionais regionais do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins, nas cidades de Araguaina e Gurupi, também esteve na pauta da assembleia geral. Para o presidente da entidade a criação dessas regionais facilitará a vida dos sindicalizados das regiões norte e sul no sentido de agilizar o atendimento, além de ser um reforço a mais para o Sindjor manter a categoria integrada.

O site da entidade, outro assunto tratado durante a assembleia geral, em breve estará no ar. Para solucionar o problema foi proposto pela diretoria a contratação de um webdesign para desenvolver uma plataforma fácil e funcional para o acesso e alimentação da página.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sindjor