Conexão Tocantins Araguaína

Geral

28/05/2010 - Redação

A partir do tema “Sustentabilidade para o crescimento de todos”, iniciou-se na última quinta-feira, 27, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, em Araguaína, o III Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Administração do Tocantins (III FESMAD/TO). A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do FESMAD/TO, o secretário de Planejamento e Gestão de Palmas, Tadeu Zerbini, o anfitrião e presidente da 1ª Regional do Fórum, o secretário municipal de Administração de Araguaína, Amilton Cardoso e José Ribamar Sousa, neste ato representando o Secretário de Administração e Finanças do Município de Piraquê, Alekson Saraiva Alves.

A palestra de abertura do evento abordou o tema “Comunicação Institucional”, com a jornalista Patrícia Azevedo. Durante a palestra, Patrícia expôs os conceitos de comunicação integrada e institucional, ressaltando a importância da comunicação dentro da instituição. “Qual é a filosofia de governo? A partir deste ponto, analisar a comunicação organizacional”, explicou a palestrante. Colocou ainda que o setor de comunicação deverá saber quais as demandas políticas, financeira, saúde e administrativa da instituição pública. Apresentando também a estrutura da comunicação dentro do órgão. Patrícia Azevedo disse que normalmente a imagem do gestor é associada ao da instituição, sendo necessário o trabalho da comunicação para separar.

Em seguida, a coordenadora geral da Unidade de Execução Municipal (UEM), Eliane Lilian Madeira Passos, ministrou a palestra “Troca de Experiências e Melhores Práticas: Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal - PNAFM”. A coordenadora explicou ao público presente o que é o PNAFM, a realidade de Palmas depois da implantação deste programa no município nas áreas de infraestrutura, consultoria, capacitação, apoio e informática. “O PNAFM é um programa muito simples, basta saber o que querem”, ressaltou Eliane. A coordenadora do UEM finalizou a palestra lembrando que o ser humano tem inteligência e vontade. “Inteligência todos têm, e a vontade basta querer para realizar todos os projetos dentro de uma instituição pública”, finalizou Passos.

À tarde, dando continuidade aos trabalhos do Fórum foi proferida a palestra Previdência Municipal, ministrada pela Diretora Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Palmas – PREVIPALMAS, Marly Coutinho. A palestrante iniciou o momento falando sobre o conceito de Seguridade que a Constituição de 1988 traz. Na ocasião a Diretora disse que a Previdência só existe com a contribuição e que “todo cidadão tem que contribuir com a previdência. Todo trabalhador que trabalha, seja na zona urbana ou zona rural deve contribuir com a Previdência Social”.

Coutinho mostrou ao público presente que a Seguridade Social Brasileira é dividida em Saúde, Assistência Social e Previdência Social e que esta por sua vez está subdividida em Regime Geral de Previdência Social, Regime Próprio de Previdência Social e Previdência Complementar. A palestrante explanou aos presentes sobre cada um dos tipos de Previdência.

O dia de programação do III FESMAD/TO foi finalizado com as palestras Planejamento: PPA, LDO E LOA ministrada pela Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão, da Prefeitura de Palmas, Ana Carolina Emmerich e Avaliação de Desenpemho, proferida por Wellyngton Noronha Aguiar, Diretor de Avaliação e Captação de RH da Secretaria de Administração do Estado do Tocantins – Secad.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto