Conexão Tocantins Araguaína

Estado

12/11/2009 - Redação

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim esteve em audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no gabinete do ministério, no início da noite desta quinta-feira, 12, em Brasília.

No encontro, o governador buscou informações sobre financiamento para modernizar o sistema de iluminação pública e gerar maior economia de energia nas praças e órgãos do Estado e municípios. Também solicitou apoio para levar o RELUZ - Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente - a todos os municípios tocantinenses através de expansão da rede de energia elétrica. “Vamos falar com o presidente da Eletrobrás e começar a negociação, pois nós temos o compromisso de ajudar o cidadão tocantinense”, afirmou o governador.

O governador ainda pediu apoio ao ministro para eletrificar os pátios multimodais que estão sendo construídos ao longo da Ferrovia Norte-Sul nos municípios de Aguiarnópolis, Araguaina/Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Guaraí, Palmas/Porto Nacional e Gurupi. Também solicitou apoio para levar energia elétrica à ZPE – Zona de Processamento e Exportação – de Araguaina para iniciar as operações; e a implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus. “O governador pretende instalar o entreposto ao lado da ZPE de Araguaina”, informou o coordenador da bancada federal tocantinense, senador João Ribeiro (PR), que acompanhou a reunião.

Gaguim deve fazer o levantamento com as prefeituras para propor os projetos de expansão e modernização elétrica. De acordo com o governador, o ministro foi muito cordial e se mostrou disposto a analisar a questão.

O secretário e subsecretário de Representação, Carlos Patrocínio e Evandro Campelo, respectivamente, também acompanharam o governador.

Fonte: Secom