Conexão Tocantins Araguaína

Geral

28/09/2009 - Redação

Foto: Amanda Oliveira

Em coletiva realizada nesta segunda-feira, 28, o secretário da Cidadania e Justiça, Carlos Alberto Dias de Moraes, falou sobre as fugas e a recaptura dos presos da Unidade Penal Barra da Grota, em Araguaina. Ele frisou a importância da participação da sociedade, que por meio de denúncias ajudou na recaptura dos quatro presos que fugiram da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, no último dia 19.

Um dos foragidos foi encontrado próximo a Xambioá, no dia 24, e os outros três no dia 27, em uma área rural a 30 quilômetros de Piçarra, no estado do Pará. Os presos são: Raimundo Francisco Nascimento Soares, Luciano Rocha Machado, Ademilson da Silva Monta e Rafael dos Santos.

A recaptura dos presos foi resultado de uma ação dos agentes da Unidade de Barra da Grota, com a ajuda da Polícia Militar. Os três homens foram encaminhados para a unidade prisional nesse domingo, 27, e instaurado procedimento disciplinar. Também foi feito o comunicado ao Ministério Público e ao Juizado Criminal.

Estrutura

Sobre a estrutura do presídio, Carlos Alberto disse que aguarda apenas o resultado dos relatórios solicitados aos departamentos para tomar as devidas providências e adiantou que tudo o que estiver sob a responsabilidade da Secretaria será feito. Carlos Alberto reconheceu que há problemas de déficit de agentes penitenciários e adiantou que esta situação será resolvida. “A intenção do Governo do Estado é realizar um concurso para 250 agentes penitenciários”, afirmou.

O subsecretário de Cidadania e Justiça, Valdemar Tenório afirmou que os presídios estão funcionando normalmente e lembrou que a última fuga ocorrida foi há 19 meses.

Fonte: Secom