Conexão Tocantins Araguaína

A Prefeitura de Araguaina, através da Secretaria de Administração, realiza nesta terça-feira, dia 21, às 20 horas, no Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto, a palestra Cidade Digital – Convergência de Soluções para Inclusão Social. A palestra tem como objetivo mostrar de que forma esse projeto pode ser implementado com o apoio da prefeitura.

 

O objetivo do projeto é a criação de um ambiente de aprendizagem multimídia, com recursos de conexão de última geração, novos cursos, novos serviços com planos de negócio, revisão de indicadores de desempenho e um novo processo de acompanhamento. Além disso, os municípios hoje podem dispor de uma plataforma virtual para incrementar a máquina administrativa, sua comunicação com os munícipes e a colaboração entre os seus integrantes, tornando as operações mais dinâmicas.

 

Projeto Cidade Digital

O Projeto Cidade Digital prevê que o município terá em toda sua área, uma infraestrutura de telecomunicações e internet para acesso tanto individual (nas casas, escritório) quanto público (escolas, hospitais, bibliotecas) disponibilizando à população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. Um dos objetivos do programa cidade digital é a universalização do acesso à internet na cidade, com tecnologia de ponta e de baixo custo.

As tecnologias utilizadas são: Wi-Max (tecnologia de banda larga sem-fio, atua como alternativa às tecnologias como cabo e DSL e deve alcançar até 50 Km); Wi-Fi (é necessário estar em um raio de ação de um ponto de acesso conhecido por hotspot) e WiMesh (rede composta por várias antenas que por estarem próximas umas das outras ampliam a nuvem de transmissão).

Fonte: Ascom Prefeitura de Araguaina