Conexão Tocantins Araguaína

Geral

09/07/2009 - Redação

O Deputado federal Lázaro Botelho (PP/TO), membro da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, participou de audiência com o secretário de Aviação Civil, Brigadeiro Jorge Godinho, para tratar de melhorias nos aeroportos de Araguaina e Gurupi (TO), e de adequação de novos voos para as duas cidades.

O presidente da CVT, deputado Jaime Martins (PR/MG), também esteve presente na audiência e reforçou, junto ao Brigadeiro Godinho, a necessidade de ampliar a oferta de voos para o interior tocantinense.

Durante o encontro Lázaro mostrou ao secretário a importância estratégica dos dois municípios, que são os dois principais pólos de desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado.

Investimentos

Lázaro esclareceu que Araguaina é a 2ª maior cidade tocantinense em número de habitantes e é sede de algumas das mais importantes empresas do Estado. Ele ainda destacou que a oferta de novas linhas aéreas será fundamental para a implantação e desenvolvimento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Tocantins e do pátio da ferrovia Norte-Sul.

Atualmente o aeroporto de Araguaina conta com apenas dois voos, um para Brasília e outro para Belém. Lázaro informou que os usuários reclamam dos altos preços praticados pela única companhia que opera na cidade, da ausência de voo para Palmas, capital do Estado e de voos nos finais de semana.

Lázaro ainda solicitou ao Brigadeiro investimentos nos dois aeroportos. “Tanto em Araguaína como em Gurupi são necessários investimentos em equipamentos para aumentar a segurança das aeronaves, obras para corrigir falhas na camada asfáltica das pistas, modernização dos terminais de passageiros e criação de terminais de cargas.

O Brigadeiro Godinho informou que a Secretaria fará uma análise técnica e aprofundada nos dois aeroportos para detectar seus principais problemas e encontrar soluções que facilitem a operação das companhias aéreas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Lázaro Botelho