Conexão Tocantins Araguaína

Estado

05/05/2009 - Redação

O município de Araguaina realiza nesta quarta-feira, 06, a partir da 8 horas, a 1ª Conferência Regional de Segurança Pública. Esta etapa é uma das fases preparatórias para a conferência estadual, que será realizada em Palmas, nos dias 25 a 27 de junho. Depois da etapa estadual, será realizada a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg).

A 1ª Conseg foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008. A Conferência Nacional será realizada em Brasília, nos dias 27 a 30 de agosto. O principal objetivo é discutir com a sociedade e apontar os rumos para a criação de uma política nacional de segurança pública.

A metodologia da etapa regional funciona com a formação de grupos de discussão, onde os membros apontam princípios e diretrizes, como propostas a serem tomadas para solucionar problemas referentes à segurança pública. As propostas eleitas serão encaminhadas diretamente ao Ministério da Justiça, o que não impede a inserção das mesmas na etapa estadual.

Os eixos temáticos para esta conferência regional serão os seguintes: gestão democrática – controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; diretrizes para o sistema penitenciário e para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Da redação com informações Ascom pref. de Araguaina