Conexão Tocantins Araguaína

Geral

04/05/2009 - Redação

Foto: Diário OnLine Imagem microscópica mostra o vírus A(H1N1) Imagem microscópica mostra o vírus A(H1N1)

Palmas já tem pacientes internados com suspeita de contaminação com a gripe A (H1N1), ou gripe suína. Duas pessoas, sendo um, piloto de avião e outro sua esposa, deram entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) na noite de ontem, domingo, 3, transferidos de Araguaina.

O piloto teria entrado em contato com dois empresários de Araguaina que estiveram no Texas (EUA) onde há casos suspeitos da doença. Os pacientes estão em observação, internados em uma área restrita do HGP. 

Já os dois empresários estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde e segundo informações da superintendente de saúde epidemiológica do Estado, Ruth Paranaguá, apresentaram sintomas brandos da doença, por isto não precisaram ser internados.

Em aproximadamente dez dias ficarão prontos os exames para comprovar ou não as suspeitas de contaminação.

Logo mais, às 14h30, na sala de reuniões da Secretária da Saúde (Sesau), o secretário de Saúde, Eugênio Paccelli, concederá entrevista coletiva para mostrar as medidas o que o Estado já fez e os trabalhos que serão realizados. Estarão presentes também a superintendente de saúde epidemiológica e o diretor geral do HGP, o médico Paulo Farias.

Forma de contágio 

A gripe H1N1 2009 é uma doença causada por um vírus que pode atacar humanosA contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos

Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, tosse, fadiga, dor de cabeça e pelo corpo. O novo surto, aparentemente também causa diarreia e vômitos.

Prevenção

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença, alem de evitar lugares com pessoas que apresentem sintomas.

 

 

Por: Redação

Tags: Araguaina, Hospital Geral de Palmas, Saúde