Conexão Tocantins Araguaína

Estado

08/02/2008 - redação

Está internado no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaina, desde o último domingo, 03, com dengue hemorrágica, L.F.N. de 5 anos. Este é o primeiro caso da doença em estágio hemorrágico registrado este ano no Tocantins, diferente do que foi publicado pela Globonews e imprensa local, que noticiou 5 casos.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da SESAU – Secretaria de Estado da Saúde, o quadro do paciente é estável.

A assessoria ainda informa que o protocolo para a confirmação de um caso, ou outro, de dengue, segue determinados requisitos. A unidade de saúde onde o paciente é atendido colhe e envia ao Instituto Evandro Chagas em Belém, amostras do sangue, e só após análise, a vigilância Epidemiológica é comunicada.

Neste caso de Araguaina houve uma quebra de protocolo e o hospital confirmou como dengue hemorrágica em decorrência dos aparentes sintomas.

HGP

O Hospital Geral de Palmas atendeu a criança J.S.S. de 10 anos, vinda de Aguiarnópolis dia 21 de janeiro com a sintomatologia da doença. No dia 28 do mesmo mês, o paciente, já com quadro estável foi encaminhado ao Hospital Dona Regina, onde recebeu alta no dia seguinte. A Secretária da Saúde aguarda a confirmação dos exames por parte do Instituto Evandro Chagas.

2007

A SESAU informa que foram registrados cinco casos de dengue hemorrágica no ano de 2007 no Tocantins, sendo que um desses pacientes veio a óbito.

Casos de dengue

Tocantins

Janeiro de 2007 – 2.184 casos notificados de dengue clássica

Janeiro de 2008 – 1.962 casos notificados de dengue clássica

Tocantins

Em 2007 foram notificados, 21.014 casos de dengue clássica, destes 10.339 casos foram confirmados como cinco casos de dengue hemorrágica, sendo que 1 dos casos resultou em óbito.

 

Da redação com informações Ascom SESAU

Por: redação

Tags: Araguaina, Estado, Saúde