Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

19/07/2017 - Redação

Foto: Ricardo Sottero

O segundo semestre de 2017 vai começar com o pé direito para a economia de Araguaína. Nos dias 10, 11 e 12 agosto, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Governo do Tocantins, Sebrae, Prefeitura de Araguaína e Sindicato Rural irão promover a primeira edição do “Araguaína Tem”, uma feira completa voltada para expor todas as oportunidades de negócios da cidade.

O lançamento da feira aconteceu no último dia 18, no auditório do Centro Universitário Itpac, na presença de autoridades políticas municipais e estaduais, empresários, empreendedores e entidades representativas.

A “Araguaína Tem” será montada no Parque de Exposições Dair José Lourenço e trará pavilhões para eventos, palestras, alimentação, desfiles, Salão do Automóvel, espaço kids e áreas específicas para tecnologia e construção civil.

“Desde o começo do ano, nós vínhamos trabalhando por essa feira, que nasceu de um bate papo com o Sebrae. O principal objetivo é gerar mais negócios, vamos expor o que realmente Araguaína Tem, porque são muitas oportunidades”, disse o presidente da Aciara, Márcio Parente.

Estrutura

A feira contará com 30 estandes, que já começaram a ser comercializados ainda no lançamento. A área de circulação interna vai contemplar todos os estandes, ou seja, para entrar e sair, o visitante vai passar por todos os expositores.

Outra novidade é que dentro da “Araguaína Tem” será promovida mais uma edição do “Liquida Araguaína”, período em que o comércio realiza diversas promoções e ofertas para os consumidores.

Omar Hennemman, presidente do Sebrae Tocantins, lembrou que Araguaína tem o empreendedorismo no sangue e isso precisa ser aproveitado sempre.

“Quando o Sebrae foi criado, há 40 anos, colocaram no nosso DNA a missão de contribuir para o crescimento dos pequenos negócios. Nós pulamos para dentro do ambiente e unimos forças com outras instituições para alavancar o crescimento da cidade. E Araguaína é o melhor exemplo disso. Vamos divulgar o que Araguaína tem, simples assim. Queremos mostrar a pujança da indústria, a fortaleza do comércio, da prestação de serviço, a área médica, as instituições financeiras, tudo isso”.

Cada atração da feira foi apresentada pelas diretoras da Aciara Antônia Lopes Gonçalves e Lúcia Borba, pelo vice-presidente Dearley Kuhn, pelo presidente da Aciara Jovem, Jefferson Silva, e pelo gerente do Sebrae Araguaína, Wolney Nóbrega.

Ganhos para a cidade

O pavilhão de evento trará palestras com nomes de destaque no cenário nacional e também de projeção local. A ideia é promover capacitações para os participantes. Já os desfiles infantis e adultos visam valorizar as confecções locais e também contarão com figuras nacionais para atrair o público.

A representante do Governo do Tocantins e deputada estadual Valderez Castelo Branco parabenizou a Aciara e o Sebrae pela iniciativa da feira. “Araguaína tem capacidade de fornecer qualquer produto. Temos desde indústrias até aquelas pessoas que produzem de forma mais artesanal. Há 10 anos, Araguaína já tinha condições de atender todo o mercado aqui da região norte do estado, então, o que dirá hoje, bem mais evoluída. Todos os envolvidos na organização estão de parabéns”.

Já o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dias, ressaltou que o crescimento do comércio é vantajoso em todos os sentidos para o município e o poder público sempre irá cooperar com isso.

“A Prefeitura está junto na organização, porque isso significa a possibilidade de ampliar os negócios e consequentemente gerar empregos para a nossa população. O fundamental do poder público é fomentar o desenvolvimento. Todas as ações da Prefeitura na saúde, educação, lazer, transporte, segurança são nesse sentido e tudo é negócio. Quando a gente cuida bem desses pontos fundamentais, nós estamos estimulando o desenvolvimento econômico da cidade”.