Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

30/06/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

Com a chegada do mês de julho e início da temporada de praias, aumenta a preocupação com o risco de queimadas e a preservação das praias da região. Para evitar os danos à natureza, as equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, com o apoio de diversos parceiros, iniciam nessa sexta-feira, 1º de julho, uma campanha educativa de combate às queimadas e preservação das praias.

O Dia D da campanha, nesta sexta-feira, contará com a realização de blitzes, das 9 às12 horas, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), postos da Polícia Militar (PM) no Barra da Grota e Jacuba, além dos atacados Campelo, Baratão e Atacadão.

Praia do Garimpinho

Uma equipe da secretaria estará durante todo o mês de julho na Praia do Garimpinho, única praia araguainense. Neste período, serão realizadas ações de educação ambiental de ribeirinhos e acampados, com distribuição de material educativo e sacos de lixo.

“Com a pavimentação do acesso à praia, esse ano é esperado um público cinco vezes maior que nos anos anteriores, o que requer a intensificação das ações de educação ambiental”, apontou o coordenador municipal de Educação Ambiental, Tibério Dias.

Equipes em barcos farão a coleta periódica de lixo nas praias e o levarão até o porto, onde haverá um contêiner que será esvaziado pela empresa responsável pela limpeza urbana de Araguaína.

Além das equipes do Meio Ambiente, haverá equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Secretaria da Saúde, que contará com quatro agentes durante a semana e médicos aos finais de semana, para atender a qualquer eventual emergência.

Parcerias

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) também é parceira na campanha, através da campanha “Praia Limpa, Praia Viva”, atuando especificamente na preservação das praias e destinação correta do lixo. A campanha conta ainda com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), ONG Natura Ativa, Desbravadores e Centro de Ensino Médio Paulo Freire.