Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

06/06/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

Profissionais da educação de Araguaína e região participaram do 8º Fórum Permanente da Educação Infantil do Tocantins (FEITO), realizado na sexta-feira, 3, e sábado, 4, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Nesses dois dias de evento, temas como a importância do educador, a linguagem midiática na educação infantil e o relacionamento interpessoal foram alguns assuntos abordados e discutidos com os profissionais.

Durante a abertura oficial, realizada na noite da sexta-feira, o prefeito Ronaldo Dimas, destacou a importância de se investir tanto na infraestrutura das unidades de ensino, como também na formação desses profissionais.

“Eram 5.500 vagas aproximadamente, no final da gestão anterior, ofertadas nas nossas creches. Hoje nós temos 11.500 vagas para as nossas crianças só nas creches. É um avanço significativo e a qualidade das escolas é totalmente outra”, comentou.

“E investir não somente na estrutura físicas, mas também na formação e na qualificação, porque mais fundamental do que a estrutura física é o professor motivado, ganhando bem, o professor qualificado, e que leva esse conhecimento para o nosso aluno”, completou Dimas.

“O Feito é muito isso, é um investimento na formação do nosso professor, para que ele leve ainda mais conhecimento para o nosso aluno”, destacou o prefeito.

Investimentos

Dimas também comentou sobre o reajuste da data-base tanto para os servidores que trabalham na Educação como também no quadro geral. “A data-base vem sendo regularmente cumprida. Esse ano com uma dificuldade maior, fruto da crise, em todo o Brasil, e não é diferente aqui em Araguaína, aí nós tivemos que parcelar esse reajustamento”, explicou.

“O que significa não um ganho real, mas a reposição inflacionária, o que diga-se de passagem não são todos os municípios, estados brasileiros que estão conseguindo fazer”, destacou o prefeito.

Informou ainda que mais três unidades de ensino serão entregues neste semestre para a comunidade. “No Residencial Lago Azul, nós temos uma creche, um centro de educação infantil; um que está praticamente pronto no Monte Sinai, e outro lá no Novo Horizonte. Esses três devem entrar, se a gente tiver dinheiro, mas a intenção nossa é que no segundo semestre, eles entrem em operação. E aí teremos a possibilidade de atender até 1.500 crianças, aproximadamente, com essas novas unidades”, disse.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Jocirley Oliveira, também abordou os investimentos realizados na Educação. “Nestes três anos e meio, já foram investidos mais de R$ 12,5 milhões entre recursos federais e municipais. Reconstruímos três creches, reformamos e ampliamos 18 e entregamos três novas unidades com padrão de excelência”, declarou.

Profissionais

A professora Ana Madalena dos Santos, membro do Conselho Municipal da Câmara Básica de Educação, participou do FEITO. “Qualquer formação é importante pra nós, principalmente quando a gente representa uma instituição. A Câmara Básica ela é responsável também pelos projetos da educação ou da elaboração ou da formação mesmo, então é muito importante levar qualquer coisa nova”, comentou Ana Madalena.

Outra que também participou da formação foi a professora Elisiene Pereira Freitas, que trabalha no CEI Pedro Carreiro, no Setor Barros. “É muito importante porque você aprende mais no dia a dia, naquilo que você trabalha, para melhorar o ensino e aprendizagem do aluno em sala de aula”, destacou.