Conexão Tocantins Araguaína

Campo

02/06/2016 - Redação

A Prefeitura de Araguaína estará com um stand disponível no Parque de Exposições Dair José Lourenço, durante a 48ª Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara 2016, de 2 a 12 de junho. O objetivo é oferecer os serviços e atendimento para pecuaristas, produtores e trabalhadores rurais da cidade e região. O stand estará aberto no horário das 8 às 20 horas, e fica localizado na esquina próxima à área central, onde está instalado o parque de diversões. 

Os técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico vão fazer o cadastramento dos produtores rurais no Programa Porteira a Porteira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA. Será aplicado um questionário socioeconômico aos produtores e, dessa forma, fazer um censo rural, definindo a quantidade exata de produtores que moram na zona rural de Araguaína; e, assim, identificar o tipo de produção e conseguir resgate de crédito para eles. 

Os profissionais da secretaria também vão promover educação ambiental, com orientações. sobre queimadas controladas, resíduos sólidos, fossa séptica e necessidade de licenciamento ambiental para as propriedades rurais. 

Também será apresentado aos produtores que visitarem o stand da Prefeitura o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Aos produtores que realizem algum tipo de beneficiamento de matéria-prima, serão apresentadas as vantagens e obrigatoriedades de aderir ao serviço.

Para os produtores de leite, será apresentada a oportunidade de adquirir touros reprodutores tipicamente voltados para corte, por meio do programa Pró-Genética, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo é promover heterose (fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho biológico que a média dos pais) e capital de giro com a venda de bezerros com aptidão para ganho de peso precoce.

0800 da Saúde

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde também estarão no stand para divulgar e tirar as dúvidas da comunidade sobre o 0800 da Saúde. A central de atendimento aos usuários para o agendamento de consultas conta com uma equipe de 12 técnicos já treinada e preparada.

Call Center já está montado na Secretaria da Saúde e será interligado com as UBS através de um moderno sistema de informatização. 

Por: Redação

Tags: ABCZ, Expoara, Prefeitura de Araguaina