Conexão Tocantins Araguaína

Estado

02/06/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participou na manhã desta quinta-feira, 2, da solenidade em que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assumiram a gestão plena do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) na cidade. O HDT é o primeiro e o único hospital universitário federal no Tocantins.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a participação de todos no processo de federalização do hospital e que hoje se tornou realidade. “Todos foram muito importantes para chegar nesse momento, onde finalmente o Governo Federal, a Universidade Federal do Tocantins, através da empresa de serviços hospitalares, que é uma empresa pública, assume definitivamente aqui a gestão do HDT”, afirmou.

Dimas comentou ainda que agora está faltando o início do curso de Medicina na cidade, para a continuação do processo. “É claro que, sendo um hospital universitário, está faltando agora os universitários. Então isso é uma base muito sólida para o nosso curso de Medicina. A gente tem a expectativa de que comece no segundo semestre, o mais tardar no início do ano que vem”, explicou.

“Araguaína ganha demais com isso. A população ganha um serviço sem dúvida nenhuma de melhor qualidade, porque além do atendimento está voltado para ensino e pesquisas; então é um avanço muito grande para Araguaína e para o Tocantins e também para o Norte do Brasil”, completou o prefeito.

Parceria e apoio para a UFT

Dimas relembrou ainda que desde a época em que foi deputado federal, trabalhou para o desenvolvimento da UFT tanto no Tocantins como em Araguaína. “Desde o começo estamos juntos nisso, desde o campus da Universidade Federal, quando era deputado federal destinei os primeiros recursos pra cá, foram R$ 3 milhões naquela época para a implantação do Campus Cimba”, informou.

Depois, quando assumiu a então Secretaria Estadual das Cidades, acompanhou e deu o apoio necessário para o início desse processo da federalização do hospital e também para a implantação do curso de Medicina na cidade. E ao assumir a gestão municipal, também deu continuidade a esta parceria.

“A gente tem uma parceria muito grande, o Município nesse processo. Aqui vão ocorrer os cursos de extensão, a residência médica, mas também nas unidades básicas esse apoio ocorrerá e será fundamental para os novos estudantes do curso de medicina”, declarou Dimas.

Participaram da solenidade, o vice-prefeito Fraudineis Fiomare, o secretário municipal da Saúde, Jean Coutinho, além de autoridades municipais, profissionais da saúde e da EBSERH.

UFT

O diretor do Campus da UFT em Araguaína, Luís Eduardo Bovolato, participou da solenidade e agradeceu o apoio e a parceria dados pela Prefeitura em todo o processo para a instalação do hospital universitário federal e, consequentemente, do curso de Medicina para a cidade.

O reitor da UFT, Márcio Silveira, disse que o próximo passo é dar posse para os servidores que ainda estão faltando. “O curso de Medicina deve ser implantado em 2017, no início, e eu não tenho dúvida que vai trazer muito benefício para a sociedade de Araguaína e entorno. Parabéns a todos que acreditaram nesse dia, nesse momento”, afirmou.