Conexão Tocantins Araguaína

Araguaína

30/05/2016 - Redação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realiza ações de combate ao tabagismo nessa teça-feira, 31, das 8 às 11 horas, nas unidades básicas de saúde (UBS) do Município. Vão ser realizados testes “fagerstrom”, para avaliar o grau de dependência do cigarro.

De acordo com a coordenadora da área técnica da saúde da mulher e tabagismo, Antônia Macedo, qualquer pessoa que fuma pode ir até a unidade para realizar o teste. “O objetivo principal é mostrar para o usuário os riscos que ele corre com o uso do tabaco. Também iremos alertar sobre doenças e até mortes relacionadas com o tabagismo”, explicou.

Dia Mundial sem Tabaco

Em todo o mundo, são realizadas nessa terça-feira várias atividades voltadas para a conscientização sobre problemas de saúde que podem ser causados pelo uso diário do tabagismo. Com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 exatamente para chamar a atenção sobre o assunto.

Segundo a OMS, o uso contínuo do cigarro pode ocasionar doenças, como câncer de pulmão. Além disso, a fumaça que é composta por um gás tóxico pode causar doenças respiratórias como bronquite e enfisema.