Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

23/05/2016 - Redação

Araguaína conta com as ações da Semana do Bebê, inédita na cidade a partir desta segunda-feira, 23, até a próxima quarta-feira, 25. As atividades envolvem a comunidade nas áreas de saúde e educação para chamar a atenção para os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade. A implantação da Semana do Bebê com a assinatura da Lei Municipal pelo prefeito Ronaldo Dimas aconteceu na manhã desta segunda-feira.

A semana, uma mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), terá ações em pontos estratégicos junto às gestantes, pais e adolescentes, como unidades básicas de saúde (UBS) e escolas. Entre as atividades estão rodas de conversas, palestras, apresentações artísticas, encontros e ações sociais e de saúde.

As ações nas escolas iniciarão no Colégio Militar, no Setor Coimbra, das 11h às 12h15 e das 17h15 às 18h15 com as palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez”.

Programação

Nas UBS, as rodas de conversas ainda acontecerão nos dias 24 e 25, com início às 8 horas. No dia 24 serão nas UBS Ponte, no Setor Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, no Setor José Ferreira; e UBS Barros, no Setor Barros. No dia 25, nas UBS Araguaína Sul, no Setor Araguaína Sul; UBS JK, no Setor JK; e UBS Albeny Soares de Paula, no Setor Couto Magalhães.

Nas escolas, as palestras serão realizadas no dia 24, no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no Bairro São João, às 8 horas; e simultaneamente, às 20 horas, acontecerão nas escolas municipais Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína; Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul; e Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal.

No dia 25, os estudantes contarão com palestra no Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, no Bairro JK, às 9 horas.

Também no dia 25, acontecerão as ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras. As ações serão na Escola Municipal Edília Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul 2, às 7h30; e na Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda, às 16 horas.

E no último dia de ação da Semana do Bebê ainda haverá o encontro do primeiro bebê nascido após a implantação da Lei Municipal da Semana do Bebê com o prefeito Ronaldo Dimas, no Hospital Dom Orione, onde será entregue simbolicamente a chave da cidade.

Resumo da programação

Dia 23 (segunda-feira)
8h – Abertura Semana do Bebê com implantação da Lei Municipal e apresentações (Parque Cimba);
8h – Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS Dr. Dantas, no Setor Costa Esmeralda, e UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã);
11h – Palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez” (Colégio Militar, no Setor Coimbra);
14h - Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS José Ronaldo, no Setor Dom Orione);
17h15 - Palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez” (Colégio Militar, no Setor Coimbra).
 
Dia 24 (terça-feira)
8h - Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS Ponte, no Setor Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, no Setor José Ferreira; e UBS Barros, no Setor Barros);
8h – Palestra “Gravidez na adolescência” (Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no Bairro São João);
20h – Palestra “Licença paternidade e cuidados com a 1ª Infância” (Escola Municipal Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína; na Escola Municipal Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul; e na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal).
 
Dia 25 (quarta-feira)
7h30 - Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Edília Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul 2);
9h – Palestra “Prevenção ao uso do tabaco, álcool e outras drogas” (Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, no Bairro JK);
9h - Encontro do primeiro bebê nascido após a implantação da Lei Municipal da Semana do Bebê com o prefeito Ronaldo Dimas (Hospital Dom Orione);
16h -  Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda).

Por: Redação

Tags: Ronaldo Dimas, Unicef