Conexão Tocantins Araguaína

Esporte

06/04/2016 - Redação

Foto: Marcos Filho

Na Praça do Esporte e Cultura do Setor Araguaína Sul II, será realizado o 1º Campeonato Street Skate Board. Com apoio da Prefeitura de Araguaína, o evento acontecerá dia 7 de maio, às 14 horas.  O objetivo do evento, realizado em duas categorias, mirim e iniciante, é fortalecer o movimento skatista na cidade.

“Precisamos dessa visibilidade na cidade, para incentivar os praticantes e estimular os curiosos”, disse o jovem empresário araguainense Fábio Souza, organizador do evento. O campeonato vem sendo promovido pela loja online “Free On Street Skate Shop, criada e administrada por Souza, que tem apenas 19 anos.

O jovem empresário conta que Araguaína hoje tem em média 200 skatistas. Em um grupo criado por ele para fortalecer o movimento, 120 skatistas participam e apoiam nos eventos e iniciativas. “Todo final de semana na cidade promovemos encontros, com campeonatos prévias e treinos em algum bairro da cidade, na Avenida Marginal Neblina e agora também no Parque Cimba”, contou.

Premiação

Os campeões da competição ganharão equipamentos do skate. O primeiro lugar ganhará um shape, que é a parte de madeira do skate, onde são apoiados os pés do praticante; o segundo colocado, um truck, a parte de metal que segura as rodas; e o terceiro, um par de rodas. A taxa de inscrição no campeonato é de R$ 15.

Categorias

As categorias mirim e iniciante terão a participação de crianças de 6 anos. Em Araguaína, um garoto de apenas 11 anos, chamado Josias Neto, que estuda no Colégio Adventista, já venceu dois campeonatos de skate fora da cidade. O campeonato “Chorão 3ª sessão”, em Palmas, e o Campeonato “Tacha Maranhense Skate Street”, em Imperatriz, no Maranhão.

Movimento skate

O jovem Fábio conta que vem atuando no movimento pela cultura do skate em Araguaína e que tudo começou a partir de seu primeiro emprego, que foi em uma loja de skate. “Eu percebi que pra vender skate precisava entender mais sobre a prática. Foi quando começou minha paixão pelo movimento. Hoje com minha loja online e iniciativas, tento ajudar os jovens skatistas”, pontuou.

Carla Letícia, sua esposa, também skatista, ajuda com a administração da loja e campeonatos. Eles se conheceram em um “rolê” de skate na cidade, e desde então, vêm tocando o negócio juntos e lutando pela visibilidade da prática do esporte.